São dicas para evitar golpes, identificar promoções reais e garantir direitos do consumidor
Para que a comunidade evite golpes, identifique promoções reais e garanta os direitos do consumidor durante a Black Friday, o Procon de Flores da Cunha organizou algumas orientações que devem ser levadas em consideração durante a realização das compras. Acompanhe.
1. Planeje e pesquise antes de comprar
Uma das principais recomendações é acompanhar os preços com antecedência. Em alguns casos, produtos têm o valor elevado dias antes da campanha, criando a falsa impressão de desconto. O Procon de Flores da Cunha orienta os consumidores a:
2. Verifique a reputação da loja
Antes de finalizar a compra, especialmente on-line, é importante confirmar se o vendedor é confiável. As dicas são:
3. Cuidados nas compras on-line
Entre as recomendações estão:
4. Fique atento ao pagamento e ao frete
Alguns sites anunciam preços baixos apenas no pagamento à vista ou cobram fretes elevados. É fundamental ler atentamente as condições do pedido e evitar métodos de pagamento arriscados, como transferências ou PIX para contas de pessoas físicas em lojas desconhecidas.
5. Garantia e troca
O Procon de Flores da Cunha reforça que o consumidor tem direito à garantia legal e ao prazo de 7 dias para arrependimento em compras feitas pela internet, contados a partir do recebimento do produto. Em caso de defeito, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema. Caso isso não ocorra, o consumidor pode exigir troca, restituição do valor ou abatimento proporcional do preço.
6. Denuncie práticas abusivas
O Procon está à disposição para orientar os consumidores e receber denúncias sobre propaganda enganosa, descumprimento de oferta ou outras irregularidades.
O Procon de Flores da Cunha atende na Rua Borges de Medeiros, n° 1625 – Centro (ao lado do Conselho Tutelar). Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (54) 3292-3885, pelo WhatsApp (54) 99933-5126 ou pelo e-mail procon@floresdacunha.rs.gov.br.
Após o número de WhatsApp do Procon ser clonado, a Pr... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Procuradoria-Geral do ... VER NOTÍCIA
O Procon de Flores da Cunha, que vinha prestando atendimento ao p&u... VER NOTÍCIA
O prefeito, César Ulian, e o proc... VER NOTÍCIA