Programa Mais Agro do Sebrae RS desenvolve ações focadas no manejo racional do solo
De um lado, produtores aptos a praticar técnicas de manejo do solo mais eficientes para a produção de uva. Do outro, produtores de vinho que recebem uma matéria-prima ainda mais qualificada e com maior valor agregado. É assim que o Programa Mais Agro, do Sebrae RS, está contribuindo para o fortalecimento da cadeia vitivinícola de Flores da Cunha. A iniciativa integra o eixo de Valorização das Empresas Locais, do Cidade Empreendedora, desenvolvido pela organização em parceria com o poder público municipal. Atualmente, a ação está beneficiando um grupo de 40 produtores do município - maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. A sinergia entre os agentes do programa e o foco em resultados do trabalho, entretanto, já permitem uma projeção otimista: o atendimento de 500 produtores até 2024.
‘‘A ideia é que nos próximos quatro anos o número de produtores participantes seja ampliado. Começamos com 40. Ano que vem queremos ter 100 e 150 e 200 nos anos seguintes, até finalizarmos os quatro anos do planejamento do programa’’, destaca Fabiane Veadrigo, secretária de Agricultura. Segundo ela, a assertividade na produção é a principal contribuição do programa, que é fortemente baseado em pesquisa.
Com ênfase no manejo racional do solo, a iniciativa desenvolvida pelo Sebrae RS possui cinco fases. Após uma série de Além da sensibilização e workshop introdutório, o cronograma do projeto incluiu as análises de solo (entre os meses de maio e junho), seguido das recomendações e entregas em julho. A partir de outubro, as ações do programa terão continuidade com workshop sobre fertilidade e resultados das análises foliares. Ao todo, foram coletadas 150 amostras de solo e 150 amostras foliares dos produtores. Os resultados irão guiar o planejamento da quinta e última etapa do programa, com as recomendações práticas de manejo.
Segundo a analista de relacionamento da Gerência Regional Serra do Sebrae RS, Liana Frosi Tessari, as análises de solo e folhas serão fundamentais para que produtores tenham mais dados e informações qualificadas para entender a aplicação dos nutrientes no solo e se estão sendo aproveitados pela planta, para uma melhor tomada de decisão quanto à safra. ‘‘Queremos agregar valor à cadeia produtiva como um todo, atendendo às demandas tantos dos produtores de uva quanto das vinícolas. É um trabalho feito em conjunto, visando impulsionar todo o segmento'', explica.
Além da Prefeitura Municipal, são parceiros do Programa Mais Agro o Centro Empresarial de Flores da Cunha, a Câmara de Vinhos, EMATER, UCS e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua.
Texto: Assessoria de Imprensa Sebrae RS
Nesta segunda-feira, dia 4, a Emater de Flores da Cunha iniciou a C... VER NOTÍCIA
A Secretaria de Agricultura realizou a entrega das sementes do Prog... VER NOTÍCIA
A Secretaria de Agricultura realizou, na última semana, a en... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricult... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricult... VER NOTÍCIA
Um benefício está à disposição d... VER NOTÍCIA