menu
conteúdo principal

Educação Ambiental

Entende-se por educação ambiental os processos através dos quais o indivíduo e a coletividade constróem valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidades, interesse ativo e competência, voltados ao meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (Lei Federal nº. 9.795/1999 e Lei Estadual 13.597/2010). Os projetos de Educação Ambiental são desenvolvidos pela Diretoria de Meio Ambiente de Flores da Cunha, e o objetivo das atividades é desenvolver nas pessoas a consciência dos problemas ambientais e estimulá-las a tentar buscar soluções para estes problemas.


22 de março - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.
Como parte das comemorações, a Diretoria do Meio Ambiente está disponibilizando dicas para reduzir o desperdício e incentivar o consumo consciente da água.


QUALIDADE DA ÁGUA

A água é usada para diversos fins, como consumo humano, lazer, irrigação, entre outros. Para saber se esse recurso natural está apropriado para os diversos usos, a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) monitora a qualidade da água distribuida na rede. Para acompanhar a qualidade da água no município de Flores da Cunha acessando o site: http://www.corsan.com.br/consultar-indicadores-de-qualidade-da-agua

ECONOMIZE

Economize água

Economize água no dia-a-dia. Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho. O mesmo vale para lavar a louça.


REUTILIZE

reutilize água

Use a máquina de lavar roupa na capaciade máxima e reutilize a água sempre que possível.


CONSERTE OS VAZAMENTOS

Conserte vazamentos de água

Uma torneira pingando uma gota d’água a cada dez segundos é capaz de encher por dia uma máquina de lavar roupas de 15kg. Cada ciclo utiliza em média 100 a 132 litros. No seu bolso, isso representa um gasto de cerca de R$ 670,00 ao ano.


!! QUANTO DE ÁGUA SÃO NECESSÁRIOS PARA PRODUZIR:

- 1 kg de arroz, são necessários 2,5 mil litros de água;
- 1 kg de carne, é gasto 10 mil litros de água;
- 1 kg de manteiga são necessário 18 mil litros de água;
- Uma camiseta de algodão gasta 2,9 mil litros.

Fonte: ANA - Agência Nacional das Águas


RIOS de FLORES DA CUNHA

As águas superficiais não penetram no solo, acumulam-se na superfície, escoam e dão origem a rios, riachos, lagoas e córregos. Por esta razão, elas são consideradas uma das principais fontes de abastecimento de água potável do planeta. Os rios são cursos naturais de água que se deslocam de acordo com a configuração do relevo. Suas águas sempre irão percorrer de um ponto mais alto em direção a um ponto mais baixo do relevo. 

O território de Flores da Cunha é banhado por seis rios: Rio São Marcos, das Antas, Tega, Schuelo, Patchega e Curuzu.

Ao leste do município de Flores da Cunha, o Rio São Marcos faz divisa com o município que leva o nome do rio. Na parte norte, o Rio das Antas faz divisa com o município de Antônio Prado. No território sul, o Rio Tega divide Flores da Cunha e Caxias do Sul. O Rio Schuelo nasce no bairro Nova Roma e deságua no Rio São Marcos. O Rio Patchega nasce no Travessão 7 de Setembro e deságua no Rio São Marcos. A nascente do Rio Curuzu está localizada em São Gotardo, percorre o bairro Pérola até chegar a localidade da Linha 80, onde passa a se chamar Rio Linha 80, e sua foz (local onde o rio desemboca) no Rio Tega na localidade de Mato Perso. 

Os rios de Flores da Cunha fazem parte da Bacia Hidrogáfica Taquaria-Antas. A bacia abrange parte dos campos de cima da serra e região do Vale do Taquari, com predomínio de agropecuária, e a região colonial da Serra Gaúcha, caracterizada por intensa atividade industrial. 

___________________________________________________________________

CUIDADO COM O PLÁSTICO 

O plástico é um dos materiais que leva mais tempo para se decompor. Além disso, muitas vezes é usado por menos de um minuto!

Veja abaixo o tempo de decomposição de cada tipo de plástico descartável e as alternativas sustentáveis para eles.

  • Copo descartável – 250 a 400 anos 

    Qual a alternativa? Copo de vidro, copo de papel grosso, copo de silicone, copo de acrílico

  • Sacola plástica de supermercado – 50 a 100 anos 

    Qual a alternativa? Sacolas reutilizáveis de tecido, sacos de papel, carrinhos, caixas de papelão

  • Canudo – 100 anos 

    Qual a alternativa? Beber direto no copo, canudos de papel, vidro, metal, palha, bambu e silicone

  • Garrafa pet – 100 a 400 anos 

    Qual a alternativa? Garrafas de vidro

  • Fralda descartável – 450 anos 

    Qual a alternativa? Fraldas de pano com absorvente lavável

NOTÍCIAS RELACIONADAS
14/05/2019

Alunos aprendem a fazer papel reciclado em oficina do Projeto de Educação Ambiental

Participaram os alunos do terceiro ano do ensino fundamental e as prof...

VER NOTÍCIA