A comunidade de São João foi a localidade mais atingida
A comunidade florense foi surpreendida na tarde desta quarta-feira, dia 3, pelas fortes chuvas e pelo granizo que, novamente, atingiram o município. Em aproximadamente 25 minutos, choveu 90mm e o evento climático adverso foi responsável por inúmeros estragos, que estão sendo contabilizados pelas equipes da Prefeitura. Até o momento, entende-se que a comunidade de São João foi a localidade mais atingida, seguida do bairro Pérola, mas a situação é crítica em diversos pontos do município.
Casas e escolas, principalmente das áreas mais afetadas, estão destelhadas e duas residências foram destruídas no bairro Pérola. Pelo menos 100 propriedades do interior foram atingidas, cerca de oito hectares de parreirais estão no chão e diversas plantações foram impactadas, com perdas que variam de 5% a 40% sobre a produção remanescente. Alagamentos pelas ruas, nas casas e em aviários, além das árvores e dos postes caídos nas vias, também foram danos registrados. Em alguns locais, o asfalto foi comprometido.
Estradas do interior e de produção, que estavam sendo reparadas ainda do último temporal, em novembro de 2023, para a safra da uva deste ano, foram totalmente destruídas. Acompanhe outras vias afetadas:
A VRS-814, entre Flores da Cunha e Nova Pádua, segue bloqueada. A liberação da via está prevista para esta quinta-feira, dia 4, e, enquanto isso, o desvio deve ser feito pela Linha 100.
A UBS Dr. Hidelbrando Cardoso Pereira (bairro Pérola) ficou sem atendimento nesta quinta, por conta de estragos ocasionados pelo temporal. Assim que a situação for normalizada no local, a comunidade será comunicada pelas redes sociais da Prefeitura. Por enquanto, casos de urgência são atendidos no Centro de Saúde Irmã Beneditta Zorzi (rua John Kennedy, n° 2151 – Centro).
A secretaria de Agricultura já atendeu mais de 30 chamados da população, enquanto a RGE registrou cerca de 1.300 chamados e deve solucionar mais 50 pedidos nas próximas horas. O Corpo de Bombeiros entregou em torno de 30 lonas à comunidade. A secretaria de Obras e Serviços Públicos alerta que atendimentos emergenciais terão prioridade neste momento.
O prefeito, César Ulian, salientou que obras soterradas também precisam ser priorizadas pelas administrações municipais. “Vemos tubulações antigas, com dimensões insuficientes, que não supriram a demanda das chuvas, por isso, vamos seguir com ações emergenciais, estimando uma troca de 3.000 metros de tubulação no município, em 2024”, enfatiza Ulian.
___
Texto: Enzo Manfron | Jornalista MTB 21113
O vice-prefeito, Marcio Rech, assumiu o comando do executivo munici... VER NOTÍCIA
O novo canal de comunicação da Subprefeitura de Ot&aa... VER NOTÍCIA
O vice-prefeito, Marcio Rech, assumiu o comando do executivo munici... VER NOTÍCIA
A Corsan dará sequência nesta semana à manuten&... VER NOTÍCIA
A administração municipal de Flores da Cunha convida ... VER NOTÍCIA
A Corsan fará nesta sexta-feira, dia 12, a manutenç&a... VER NOTÍCIA