Pela estimativa 80% da safra da uva foi perdida após o vendaval e granizo da madrugada da quarta-feira, dia 31 de outubro, que atingiu mais de 45 comunidades do interior
O Prefeito Lídio Scortegagna assinou no início da noite desta quarta-feira, dia 31, o decreto de Situação de Emergência no território do Município Flores da Cunha em virtude do desastre classificado sob o código “1.3.2.1.3” do COBRADE (Classificação e Codificação Brasileira de Desastres), qual seja a tempestade e a chuva de granizo ocorrido na madrugada, que causaram danos aos serviços e bens públicos e graves prejuízos à população e à economia local. A anormalidade afetou com intensidade o perímetro urbano e rural, com sérios prejuízos na agricultura, vitivinicultura, fruticultura, (cebola, Alho, pêssegos, maça, uva entre outras), aviários, prédios públicos, imóveis residenciais, rede elétrica, rede de água e esgoto, estrutura viária e telecomunicações.
Lembrando que diversas equipes do município e de empresas como RGE e Corsan trabalham desde madrugada de ontem para amenizar os estragos, com prioridade para desobstrução de vias, e retomada da energia elétrica e abastecimento de água. Alguns bairros e comunidades do interior ainda permanecem sem energia elétrica e telecomunicação. Não foram registradas informações de pessoas feridas, e praticamente todas as residências e prédios públicos que foram destelhados já receberam cobertura emergencial (lonas).
Conforme o levantamento provisório da Defesa Civil mais de 100 residências sofreram algum tipo de dano no perímetro urbano e rural. Também foram registrados danos em três escolas municipais, no quartel da Brigada Militar, no Ginásio Poliesportivo, no Parque da Vindima e na Praça da Bandeira.
O principal prejuízo foi avaliado na agricultura, sendo que o vendaval e o granizo atingiram 32 comunidades, e outros 13 de forma parcial. Confira abaixo o levantamento com a estimativa de perda em diversos cultivares, os números foram apresentados pela defesa civil durante reunião na prefeitura nesta quinta-feira, dia 1º de novembro:
Uva: área atingida 80% ( sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 80%);
Pêssego: Área atingida 95% ( sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 100%);
Ameixa: Área atingida 80% ( sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 100%);
Maça: Área atingida 90% ( sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 80%);
Caqui: Área atingida 90% ( sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 70%)
Alho: Área atingida 80% ( sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 60%)
Cebola: Área atingida 80% ( sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 60%)
As inscrições do processo seletivo para vagas de est&... VER NOTÍCIA
As inscrições para o processo seletivo simplificado q... VER NOTÍCIA
Conforme a Lei Municipal nº 3.725/2023 e o Decreto Executivo n... VER NOTÍCIA
As inscrições para o processo seletivo simplificado q... VER NOTÍCIA
As inscrições do processo seletivo para vagas de est&... VER NOTÍCIA
As inscrições para o processo seletivo simplificado q... VER NOTÍCIA