menu
Portal Destaque
conteúdo principal

Compostagem Doméstica

O que é compostagem doméstica?
A compostagem é um processo natural (aeróbico – necessita de oxigênio) de transformação de matéria orgânica em adubo de excelente qualidade. É um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos em caixas plásticas, tambores, canteiros ou diretamente no solo. As minhocas e microrganismos (bactérias, fungos) são os responsáveis pela transformação da matéria orgânica em adubo.
Quanto mais diversificado for a matéria orgânica utilizada, maior será a variedade de nutrientes presente no adubo.
É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos nem animais indesejados.
Onde a composteira deve ficar?
A composteira deve ficar em local arejado, protegido do sol e da chuva. O calor do sol compromete o bem-estar e até mesmo a vida das minhocas. A chuva pode molhar o interior das caixas, aumentando consideravelmente a umidade do sistema.
Por que utilizar minhocas?
Além de produzirem o húmus, que é mais rico em nutrientes que o composto normal, as minhocas aceleram o processo da compostagem por serem excelentes agentes decompositores. Outra vantagem desse modelo de composteira é que ela permite o recolhimento do composto líquido, que pode ser diluído em água e utilizado na rega das plantas.
O que pode ser colocado na composteira?
A compostagem é um processo natural (aeróbico – necessita de oxigênio) de transformação de matéria orgânica em adubo de excelente qualidade. É um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos em caixas plásticas, tambores, canteiros ou diretamente no solo. As minhocas e microrganismos (bactérias, fungos) são os responsáveis pela transformação da matéria orgânica em adubo.
Quanto mais diversificado for a matéria orgânica utilizada, maior será a variedade de nutrientes presente no adubo.
É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos nem animais indesejados.
Quais materiais posso utilizar para cobrir os resíduos orgânicos?
Os resíduos orgânicos devem ser cobertos com matéria vegetal seca (serragens, folhas, palhas ou grama). Sempre misture e cubra os resíduos orgânicos completamente, esse procedimento evitará a incidências de larvas e mosquitos. O melhor tipo de serragem para este fim são as serragens grossas, provenientes de madeira bruta (madeireiras) não tratadas com químicos.
O que é humos de minhoca?
O húmus de minhoca é um adubo natural de excelente qualidade. Ele é esterco da minhoca, produto da digestão das minhocas que nesse caso se alimentam dos resíduos orgânicos colocados na composteira. Além de acelerar o processo da compostagem as minhocas beneficiam o composto transformando os alimentos em húmus.
Quanto é o tempo necessário para a produção de humos de minhoca?
A primeira colheita de húmus acontecerá depois de pelo menos 2 a 3 meses após a troca das caixas.
Como sei que o composto está pronto?
Quando o mesmo estiver com aparência de terra escura. Porém, é normal que a matéria vegetal seca esteja ainda intacta, pois as minhocas não se interessam por elas. Também é normal encontrar resíduos de alimentos mais duros e grossos, como caroço de abacate, caroço de manga, casca de pinhão, casca de abacate, etc. Esses resíduos podem ser separados e devolvidos novamente para a composteira.
O que é o composto líquido/chorume?
O composto líquido é o excesso de líquido presente nos alimentos, que por sua vez, é rico em nutrientes e sais minerais. Trata-se de um excelente adubo natural, de fácil utilização e fácil absorção pelas plantas.
Nos aterros sanitários, esse líquido é misturado com os diversos resíduos e rejeitos presentes no aterro, como fraldas descartáveis, absorventes femininos descartáveis, papel higiênico usado, pilhas, lâmpadas quebradas, etc. Nessas condições, o mesmo líquido, misturado com elementos tóxicos e poluentes, se transforma em chorume, tornando-se extremamente danoso ao meio ambiente e difícil de ser tratado.
Como utilizar o composto líquido?
O composto líquido é um excelente adubo. Seus nutrientes são rapidamente absorvidos pelas plantas. Por ser um líquido concentrado, é necessário que ele seja diluído na proporção de 1/5 a 1/10 para ser utilizado na rega das plantas, ou borrifado nas folhas.
Devo colocar água na composteira?
Não se deve colocar água na composteira. Apenas os resíduos orgânicos e a matéria vegetal seca indicados no manual. Os alimentos possuem excesso de líquido e pelo sistema ser fechado esse líquido não se perde por evaporação. Desta forma, o controle de umidade deve ser realizado para diminuir a umidade e não para aumentá-la. Esse controle é feito com a inserção de matéria vegetal seca, retirada periódica do composto líquido da Caixa Coletora e protegendo a composteira da chuva.
Além das minhocas, há outras espécies na composteira?
No sistema há vários agentes decompositores que convivem junto às minhocas. O processo é vivo e dinâmico! Vários insetos também habitam a composteira e auxiliam no processo da compostagem. Eles também são agentes decompositores e auxiliam no processo da compostagem dos alimentos. Destes insetos benéficos, pode-se encontrar joaninhas, pequenos besouros, tatu-bola, etc. Mesmo os fungos (bolores), se por acaso aparecer, não há porque se preocupar. Eles também ajudam na decomposição dos alimentos.
Quais os principais problemas que podem ocorrer?
A falta de matéria vegetal seca e/ou o excesso de umidade pode provocar uma infestação de mosquitinhos ou larvas. Para evitar esse inconveniente, é importante colocar apenas o que é sugerido, sempre misturar e cobrir os alimentos com matéria vegetal seca e retirar o composto líquido regularmente. Um problema que também pode acontecer é a intoxicação do sistema com serragem de marcenarias que trabalham com madeira tratada com químicos. Essa intoxicação pode ocasionar a morte das minhocas.
A compostagem pode ser feita de outras formas?
Sim. A compostagem pode ser feita em bombonas, baldes e em canteiros diretamente na terra (horta).

Por que a compostagem doméstica ajuda o meio ambiente?
A compostagem diminui o mau cheiro nas ruas e lixeiras;
Aumenta a vida útil dos aterros sanitários (local onde recebe a maior parte dos resíduos das cidades);
Produção de adubo orgânico rico em nutrientes;
Previne a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, baratas e moscas; A realização da compostagem doméstica reduz a produção de resíduos e gastos públicos com a coleta e transporte.