A Campanha MAIS ÁRVORES EM FLORES DA CUNHA, tem por objetivo incentivar o plantio de árvores no perímetro urbano e rural de Flores da Cunha.
Em comemoração ao dia da árvore, celebrado todos os anos no dia 21 de setembro, o Projeto de Educação Ambiental de Flores da Cunha realiza a campanha MAIS ÁRVORES EM FLORES DA CUNHA.
O plantio pode ocorrer na área urbana, observando o Manual Prático de Arborização Urbana em Flores da Cunha.
COMO VAI FUNCIONAR?
O interessado (empresas, escolas, entidades e pessoas físicas) deve acessar o formulário (CLIQUE AQUI) para solicitação de até 10 mudas. No momento do pedido, o interessado deve realizar o cadastro, informar o local de plantio e selecionar as espécies de árvores e a quantidade.
Após, será enviado um e-mail informando a data da retirada das mudas. A retirada deve ser feita no horto da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h.
MOTIVOS PARA VOCÊ PLANTAR ÁRVORES
- Plantar árvores ajuda a reduzir a erosão e a degradação do solo;
- As árvores ajudam no combate ao aquecimento global e capturam o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, que é um dos gases que agrava o efeito estufa e produz o ar que respiramos;
- As árvores ajudam a regular a temperatura, deixando o ambiente mais fresco, úmido e oxigenado, através da evapotranspiração e da sombra;
- Elas ajudam a evitar enchentes, através da absorção da água da superfície, reforçam os solos com suas raízes e dispersam o fluxo da água com suas folhas;
- Absorvem ruídos altos, principalmente em ambientes urbanos;
- As flores embelezam ruas, praças e casas, deixando a local mais belo;
- Servem de abrigo e alimentam pássaros.
100 ÁRVORES PARA O FUTURO
Em comemoração ao centenário de Flores da Cunha, a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e do setor de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria de Agricultura, realizou o plantio de 100 mudas de ipê-amarelo. A espécie foi escolhida por suas marcantes características de floração e estrutura: uma árvore que, com suas flores douradas, simboliza tanto o ouro quanto as florestas que compõem a identidade da cidade. A iniciativa tem como propósito não apenas celebrar os 100 anos de história do município, mas também deixar um legado ambiental para as futuras gerações.
Cada ipê plantado receberá uma placa numerada com um fato histórico relevante sobre Flores da Cunha, promovendo uma conexão simbólica entre o passado e o futuro da cidade. O projeto reflete o compromisso com a preservação ambiental e com a valorização da memória local.
Assim como o ipê, planta decídua característica das submatas de pinhais e das florestas de altitude, que se adapta às condições do ambiente e passa por ciclos de renovação, as pessoas também vivenciam processos de transformação e crescimento. Sua distribuição ampla, embora descontínua, remete à diversidade da população, espalhada de forma desigual, mas unida por suas raízes culturais. A floração durante o inverno e a frutificação tardia simbolizam a resiliência humana — que, mesmo diante das adversidades, é capaz de florescer e colher frutos com paciência e perseverança.