menu
Portal Destaque
conteúdo principal

Departamento de Agricultura e Assistência Técnica

Voltar para Agricultura

Tem a responsabilidade de supervisionar e coordenar os trabalhos de assistência técnica, assistir e orientar as atividades dos dias de campos e as palestras informativas; coordenar os serviços e programas de subsídios e incentivos destinados à agricultura.

Responsável: Diogo Terres

Telefone: (54) 3279-3600 | Ramal 251

E-mail: diogo.agricultura@floresdacunha.rs.gov.br
 

Assistência Técnica

A SMA disponibiliza assistência técnica gratuita aos agricultores com produção agropecuária em Flores da Cunha.

Cadastro Ambiental Rural

A SMA disponibiliza aos proprietários de áreas rurais de Flores da Cunha o Cadastro Ambiental Rural, que é um registro eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais. O registro é feito sob agendamento.

Cadastro no Ceasa

A SMA, junto com a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, disponibiliza a declaração de produção e intenção de cultivo para o agricultor comercializar seus produtos no CEASA.

Convênio Troca-Troca de Milho

Realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Secretaria de Agricultura do Estado, o convênio permite o repasse da semente de milho para o agricultor com um preço diferenciado.

Estação Meteorológica

A Prefeitura Municipal de Flores da Cunha conta com uma Estação Meteorológica. O equipamento está instalado nas proximidades do Centro Administrativo Municipal e os dados climatológicos podem ser acessados pelo site da prefeitura.

Projeto Mais Agro

O Programa Mais Agro visa a melhora da qualidade da produção por meio de análises de solo e foliar. É uma realização da prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricultura, juntamente com o Sebrae, o Centro Empresarial, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares.

Mudas para pomar comercial

A SMA centraliza os pedidos dos agricultores para a aquisição de mudas frutíferas para a produção comercial. Os agricultores podem realizar pedido de ameixeira, pessegueiro, cítricas, figueira, pequenas frutas e batata-doce.

Mudas para reflorestamento

A SMA centraliza os pedidos dos agricultores para a aquisição de mudas de essências florestais. Os agricultores podem realizar o pedido de mudas de Acácia, Pinus, várias espécies de Eucalipto e árvores nativas do Rio Grande do Sul.

Recolhimento Itinerário de Embalagens Vazias de Agrotóxicos

A SMA, juntamente com a Emater, o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e as revendas de defensivos agrícolas da região, realiza no mês de junho o recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos e adubos. São recolhidos também sobras e produtos vencidos. As embalagens são corretamente destinadas por meio da Central de Recebimento da InpEV em Vacaria.