Na agroindústria Silber são produzidos aproximadamente 7 mil quilos da fruta, numa extensão de 1,5 hectares
O Prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, e as Secretarias da Agricultura e do Turismo, Stella Pradella e Fátima Ortiz, e o Subprefeito de Otávio Rocha, Remi Damin, participaram na tarde desta quinta-feira, dia 16, da abertura oficial da colheita do Mirtilo, na propriedade da agroindústria Silber, em Otávio Rocha. No local são produzidos aproximadamente 7 mil quilos da fruta, numa extensão de 1,5 hectares, sendo que a safra ocorre entre os meses de novembro e janeiro. A cidade conta ainda com outros cinco agricultores que produzem o mirtilo.
A agroindústria Silber utiliza praticamente 70% da produção para a fabricação de doces e geleias, o restante é vendido in natura. No local a Emater também realiza o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, com auxílio técnico e elaboração de projetos para buscar financiamentos em programas desenvolvidos pelos governos federal e estadual.
A agroindústria também se tornou um ponto turístico, e está integrada com outros estabelecimentos na estruturação do destino “Villa Otávio Rocha” que deverá ser lançado oficialmente até o final do primeiro semestre de 2018. Também participaram da abertura da colheita representantes da Emater, Vereadores, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Empresários, Gerentes de Instituições Financeiras e Lideranças Comunitárias.
MIRTILO
O mirtilo (Vaccinium myrtillus), também conhecido como blueberry, é uma pequena frutinha arredondada de cor roxa intensa quando madura. Essa fruta cresce em pequenos arbustos que gostam de climas mais frios, por isso, seu maior cultivo concentra-se na região Sul do Brasil. No entanto, o mirtilo vem ganhando cada vez mais popularidade e já é possível encontrá-lo mais facilmente para compra. Os mirtilos estão entre as frutas mais ricas em antioxidantes, que é de onde vem a maior parte de seus incríveis benefícios à saúde. Estudos recentes revelaram que os mirtilos também ajudam a combater fatores que levam a doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol, diabetes, a pressão sanguínea, também podem ajudar a reduzir o risco da doença parkinson ou alzheimer e o estresse oxidativo. O mirtilo contém polifenóis e ácido elágico, componentes que estimulam os mecanismos do corpo que eliminam substâncias cancerígenas.
Nesta segunda-feira, dia 4, a Emater de Flores da Cunha iniciou a C... VER NOTÍCIA
A Secretaria de Agricultura realizou a entrega das sementes do Prog... VER NOTÍCIA
A Secretaria de Agricultura realizou, na última semana, a en... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricult... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricult... VER NOTÍCIA
Um benefício está à disposição d... VER NOTÍCIA