Desfile de carros alegóricos, gastronomia, atividades culturais e a típica diversão das festas de colônia.
Desfile de carros alegóricos, gastronomia, atividades culturais e a típica diversão das festas de colônia. Essas são algumas das atrações que a rainha e princesas da 13ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e da 3ª Festa do Moranguinho – com programação de 18 a 26 de fevereiro de 2017 –, irão divulgar a partir do próximo sábado, dia 7 de janeiro de 2017. Isso porque o distrito de Otávio Rocha já iniciou sua maior festa e neste dia elege o trio da Fecouva 2017. Desde o início de dezembro seis jovens participam do pré-concurso com o objetivo de conquistar a coroa e a representatividade do terceiro distrito de Flores da Cunha, Otávio Rocha, um dos destinos mais procurados pelos turistas que chegam ao município. O evento de escolha tem início às 21h, e ocorre no Grêmio Esportivo Otávio Rocha.
Neste ano, o baile de escolha terá uma novidade. Diferente do vestido de gala, usado nas escolhas anteriores, nesta edição as seis embaixatrizes desfilarão com trajes típicos, os quais relembrarão as imigrantes italianas e a cultura regional. As peças seguem um modelo comum a todas, e alternam as cores verde, vermelho e bordô. “Um vestido representa muito mais que um traje. As peças retratam a mulher regional, e todo o trabalho e riqueza que a uva e o moranguinho trazem para a festa. Cada um se tornou especial e único, pois além de características pessoais, estão sendo pensados e costurados com muito carinho e carregam os sonhos e ansiedade das candidatas”, valoriza a estilista florense Cristina Guarese Turra, autora do desenho e responsável pela confecção das peças.
Mais do que de aprendizado, o pré-concurso também é um período de avaliação. A Comissão Social avalia nas candidatas a pontualidade, o comprometimento, a capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe, a educação, a simplicidade e o controle emocional, entre outros quesitos. O pré-concurso tem atividades que seguem nesta última semana que antecede a escolha. Da avaliação total, 15% estão atrelados ao pré-concurso. A entrevista individual com os jurados, marcada para iniciar às 18h do dia 7, com coquetel, terá peso de 40% da nota, e o desfile, 45%.
As candidatas
- Andressa Ferrari, 19 anos, representante do Grupo de Jovens Jucri de Otávio Rocha.
- Evelyn Visentin Marzarotto, 20 anos, representante do Grêmio Esportivo Otávio Rocha.
- Gabriela Letícia Boff, 18 anos, representante da comunidade de São Luiz da 9ª Légua.
- Ingrid Spuldaro Molon, 19 anos, representante do capitel São João Batista.
- Kellen Piroli Casagranda, 18 anos, representante do SER Duque de Caxias da Linha 60.
- Letícia Debastiani, 20 anos, representante da comunidade de Santa Justina.
Serviço
O que: Escolha da rainha e princesas da 13ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e 3ª Festa do Moranguinho.
Onde: Grêmio Esportivo Otávio Rocha.
Horário: 21h.
Ingressos: Os ingressos estão disponíveis com as candidatas, ou na loja Chocolate com Arte, em Otávio Rocha, por R$ 20 (individual) ou R$ 100 (mesa para quatro pessoas). No local da escolha também haverá ingressos para venda.
Informações: Pelo telefone 3279.1069 ou na página do Facebook Fecouva 2017.
Uma festa cinquentenária
O distrito de Otávio Rocha é um dos principais destinos turísticos de Flores da Cunha e esse talento em acolher visitantes e fazer festas estará em evidências em 2017, ano de realização de uma edição da Festa Colonial da Uva (Fecouva). Contando com a presença de diversos empreendimentos vinícolas de porte, uma produção de uvas forte e a futura inauguração da Igreja Matriz, o distrito florense de Otávio Rocha fez com que, em 1966, surgisse a ideia da realização de uma festa para celebrar a uva em plena colônia. Nascia ali uma das primeiras celebrações do gênero na região, da qual caiu na graça da comunidade e hoje é o principal evento do distrito, integrando o calendário oficial de eventos de Flores da Cunha. Com o passar dos anos e a diversificação nas propriedades rurais, em 2009 a Fecouva passou a celebrar mais que a uva, mas também o morango, incorporou a sua programação a 1ª Festa do Moranguinho – Otávio Rocha é um dos principais produtores da fruta do Estado.
Sendo desde sua origem uma festa paroquial, a Festa Colonial da Uva conta com a integração das comunidades pertencentes à Paróquia São Marcos de Otávio Rocha para a escolha das soberanas e também na realização do evento. Travessão Carvalho, capitel São João, São Francisco, Nova Brasília, Linha 60 e Sede, além das localidades de Santa Justina e São Luiz da 9ª Légua – que embora territorialmente estejam inseridas em Caxias do Sul, suas capelas pertencem a Otávio Rocha –, se envolvem na maior festa do distrito.
Para marcar suas cinco décadas, levando frescor e mantendo a autêntica tradição de ares interioranos, a próxima edição da Fecouva deverá ser remodelada. O local das exposições e shows não será mais o mesmo. O prédio da antiga Cantina Slaviero está desativado e por isso uma estrutura será montada entre a Igreja Matriz e o salão paroquial. “Será uma festa para promover, valorizar e degustar o que se faz em Otávio Rocha, os nossos produtos típicos e nossa hospitalidade, fazendo com que a comunidade participe e se envolva nessa celebração”, valoriza o presidente da Fecouva 2017, Darci Dani.
Foto: Camila Baggio/Assessoria Fecouva
Neste fim de semana, tanto no sábado, dia 23, quanto no domi... VER NOTÍCIA
Em novembro, a Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretari... VER NOTÍCIA
O 14° encontro do Trade Turístico de Flores da Cunha oco... VER NOTÍCIA
Neste sábado, dia 23, e no domingo, dia 24, o Parque da Vind... VER NOTÍCIA
Faltam poucos dias para Flores da Cunha celebrar o Festival dos Mel... VER NOTÍCIA
Pelo terceiro ano consecutivo, Flores da Cunha participou com estan... VER NOTÍCIA