Iniciativa da rede municipal busca desenvolver habilidades essenciais para a vida em sociedade desde a infância
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, realizou a entrega de materiais didáticos voltados à educação socioemocional para escolas de turno integral da rede municipal. A ação integra uma estratégia pedagógica voltada à formação integral dos estudantes, desenvolvida como parte das iniciativas da rede municipal de ensino.
Baseado na Metodologia OPEE (Projeto de Vida e Atitude Empreendedora), desenvolvida por Leo Fraiman, o material conta com recursos pedagógicos estruturados para estudantes e professores e propõe atividades voltadas ao autoconhecimento, à construção de projetos de vida e ao desenvolvimento de competências como empatia, responsabilidade e tomada de decisões, integradas ao dia a dia escolar.
A iniciativa dá continuidade, na prática, às reflexões apresentadas por Leo Fraiman no XIII Fórum Educacional Regional, realizado em 2025, em Flores da Cunha, que reuniu comunidade, famílias e profissionais da educação.
A secretária de Educação e Desporto, Neide Sonda de Godoy, destaca que a iniciativa contribui para a organização das rotinas escolares e para a qualificação das relações no ambiente educacional. “Estamos investindo em uma formação que vai além do conteúdo acadêmico. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais fortalece a convivência, amplia o olhar dos educadores, aproxima as famílias da escola e impacta positivamente a aprendizagem e a formação dos nossos estudantes para a vida em sociedade”, afirma.
A iniciativa integra um conjunto de estratégias da rede municipal voltadas à qualificação da educação, com potencial de ampliação para outras etapas e públicos, conforme o desenvolvimento das ações.
Seis projetos desenvolvidos em escolas de Flores da Cunha represent... VER NOTÍCIA
Cinco projetos de escolas de Flores da Cunha foram premiados na XV ... VER NOTÍCIA
Cinco projetos de escolas de Flores da Cunha participaram da 34&ord... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Educa&cc... VER NOTÍCIA
A troca de experiências, a reflexão sobre o futuro e a... VER NOTÍCIA
Os Jogos Escolares 2026 foram encerrados nesta segunda-feira, dia 5... VER NOTÍCIA