Evento que reuniu autoridades das três esferas ocorreu nesta terça-feira, dia 20, em Flores da Cunha, Capital Nacional da Vindima
O início da vindima no país foi celebrado nesta terça-feira, dia 20, durante a Abertura Nacional da Colheita da Uva – evento realizado em Flores da Cunha, na Vinícola Luiz Argenta, reunindo autoridades municipais, estaduais e federais, além da comunidade florense e visitantes da região.
As experiências do 'É Tempo de Vindima' podem ser conferidas neste link.
O protocolo contou com falas do prefeito, César Ulian, do senador, Luis Carlos Heinze, dos secretários estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, e do Turismo, Ronaldo Santini, do deputado estadual, Professor Claudio Branchieri, do presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Marcelo Golin, do representante do Consevitis-RS, Daniel Panizzi, e do sócio-proprietário da Vinícola Luiz Argenta, Deunir Argenta.
Em seu discurso, o chefe do executivo florense destacou a força vitivinícola de Flores da Cunha, engrandecendo todas as mãos que fazem a vindima acontecer no município. “Carregamos a vitivinicultura como parte de nossa identidade. A vindima é resultado do trabalho diário de famílias, produtores e de todos que, com dedicação e amor pela terra, transformam a uva em desenvolvimento, cultura e orgulho para Flores da Cunha”, afirma.
O evento também contou com a colheita simbólica e a pisa das uvas – esta realizada pelas cortes da 15ª Fenavindima e da 15ª Fecouva, além de soberanas de outras festas da região. A animação do encontro ficou por conta da Banda Alma Gaudéria e do CTG Galpão Serrano, que apresentou ao público a dança ‘Faca Maruja’, onde os peões dançam com facões e as prendas com copos de vinho, uma expressão única do folclore gaúcho.
Outras celebrações ao longo do dia
Após a cerimônia de Abertura Nacional da Colheita da Uva, o público foi recepcionado no Salão Paroquial, para um jantar de celebração. Por lá, quem brilhou foi o menarosto – prato típico oficial do município – juntamente aos vinhos, espumantes e sucos de Flores da Cunha. O momento deu sequência às comemorações de início da nova safra, que promete ser histórica em 2026. A atração artística da noite foi Maicon & Pontel.
Mais cedo, ainda pela tarde, convidados participaram do lançamento do Pipa Parade no município. Trata-se de uma obra, exposta na Praça da Bandeira, onde barricas são transformadas em telas de arte a céu aberto, celebrando a vindima. A peça chamada ‘Memória’, da artista gaúcha Mônica Bergmann, já pode ser contemplada pela comunidade florense e pelos visitantes. A iniciativa é da Wine Locals, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e, em Flores da Cunha, conta com o patrocínio de Fante Bebidas.
O município de Flores da Cunha, Capital Nacional da Vindima,... VER NOTÍCIA
O Flores Blues Jazz Festival 2026 confirma o line-up completo da su... VER NOTÍCIA
Aproxima-se a data da Abertura Nacional da Colheita da Uva. Flores ... VER NOTÍCIA
Os florenses interessados em realizar gratuitamente o curso de LID ... VER NOTÍCIA
A passagem de um tornado por Flores da Cunha, no fim de 2025, troux... VER NOTÍCIA
Na tarde desta terça-feira, dia 6, foi assinado o termo de c... VER NOTÍCIA