O trabalho é realizado no acesso norte e na avenida que leva ao Parque Eloy Kunz
Servidores da Secretaria da Agricultura e Abastecimento estão realizando a poda e amarrando as parreiras localizadas em canteiros da área urbana de Flores da Cunha. O trabalho já foi concluído na divisória central da Avenida 25 de Julho, no acesso norte da cidade. E até o final desta semana será concluído na Avenida da Vindima, que leva ao Parque Eloy Kunz.
O mesmo processo está sendo realizado pelos produtores da cidade, que devem encerrar o trabalho até o final da primeira quinzena de setembro. Em 2016 Flores da Cunha produziu aproximadamente 111 milhões de quilos de uva, já em relação a elaboração de vinhos a cidade continua sendo a principal produtora do país, com mais de 120 milhões de litros.
A Poda
A poda compreende um conjunto de operações que se efetuam na planta e que consistem na supressão parcial do sistema vegetativo lenhoso (sarmentos, cordões e, excepcionalmente, tronco) ou herbáceo (brotos, inflorescências, cachos, bagas, folhas, gavinhas). A videira, em seu meio natural, pode atingir grande desenvolvimento. Nessas condições, a produtividade não é constante, os cachos são pequenos e a uva é de baixa qualidade. Ao limitar o número e o comprimento dos sarmentos, a poda seca proporciona um balanço racional entre o vigor e a produção, regularizando a quantidade de uva produzida. A poda verde constitui-se num importante complemento da poda seca para melhorar as condições do dossel vegetativo do vinhedo e, consequentemente, da qualidade da uva.
Época da poda
A época depende de vários fatores, entre os quais a cultivar, tamanho do vinhedo, topografia do terreno (riscos de geadas tardias), disponibilidade de mão de obra qualificada, concorrência com outras atividades na propriedade, umidade do solo e objetivos da produção (indústria, mesa). A poda é feita durante o período de repouso da videira, isto é, desde a queda das folhas até pouco antes do início da brotação. Nas regiões expostas a geadas tardias poda-se tarde, quando as gemas das extremidades dos sarmentos já estão brotadas; nos climas temperados, durante o inverno; e podam-se tarde as videiras vigorosas e cedo, as fracas. As podas excessivamente precoces ou demasiadamente tardias são debilitantes para a videira e retardam a brotação.
Nesta segunda-feira, dia 4, a Emater de Flores da Cunha iniciou a C... VER NOTÍCIA
A Secretaria de Agricultura realizou a entrega das sementes do Prog... VER NOTÍCIA
A Secretaria de Agricultura realizou, na última semana, a en... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricult... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricult... VER NOTÍCIA
Um benefício está à disposição d... VER NOTÍCIA