Desde a última terça-feira, dia 30, choveu cerca de 600 milímetros no município
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC), segue acompanhando a situação das chuvas no município, que, desde a última terça-feira, dia 30, alcançaram cerca de 600 milímetros. Até o momento, aproximadamente 100 pessoas foram atingidas. Algumas famílias precisaram ser retiradas de suas casas, sendo acomodadas em abrigos ou em residências de parentes e vizinhos.
A Prefeitura Municipal dispõe de um ponto atendimento e acolhimento para abrigar famílias em áreas de risco. Moradores que se encontrarem nesta situação devem deixar imediatamente suas casas, acionando o Corpo de Bombeiros pelo telefone provisório (54) 98432-8437 – o 193 ainda segue instável.
As equipes das secretarias de Agricultura e Obras e Serviços Públicos estão nas ruas focadas em ações contínuas, como a limpeza de bueiros, a desobstrução de vias e com atenção redobrada aos açudes que têm risco de rompimento. A Guarda Civil Municipal faz o atendimento da população a partir dos chamados concentrados nos bombeiros, pelo (54) 98432-8437.
Confira a situação de bloqueios
No município, são mais de 40 locais atingidos. Na ERS-122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, há um bloqueio total. No km 93 da via e também na Estrada Velha, há bloqueio parcial.
Atendimentos na saúde
Neste momento, é imprescindível que a comunidade florense busque atendimento dos serviços de saúde do município somente em casos de urgência/emergência.
O número do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, (54) 3292-6800, das demais UBSs do município e do SAMU, 192, enfrentam instabilidade. Contudo, os serviços seguem funcionando por outros telefones:
O telefone da Prefeitura Municipal, (54) 3279-3600, também está inoperante. O contato com a central deve ser pelos números (54) 99978-4793 ou (54) 99978-4796. Apenas ligações são aceitas.
Alterações no transporte coletivo urbano
A empresa Flor da Serra, responsável pelo transporte coletivo urbano, informou que a Linha 4 – Otávio Rocha/Flores da Cunha segue inoperante nesta sexta-feira, dia 3. As demais linhas – São Gotardo, Nova Roma e Circular – operam normalmente.
A Expresso Caxiense, que faz o transporte intermunicipal, divulgou, em seu site e redes sociais, que suspendeu todas as linhas, sem previsão de retorno.
Campanha para auxiliar vítimas das chuvas
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Flores do Bem Voluntariado, mobiliza a comunidade florense para arrecadar donativos a serem distribuídos entre os atingidos pelo desastre climático que acomete o Rio Grande do Sul.
Quem deseja contribuir pode se deslocar ao Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto (Rua Anúncio Curra, 2784 - bairro União). Nesta sexta-feira, dia 3, e no sábado, dia 4, as pessoas podem fazer suas doações das 8h às 20h.
Confira o que pode ser doado: colchões, travesseiros, roupas de cama, toalhas de banho, materiais de higiene, água, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e rações (para cães e gatos).
Contatos de emergência:
O vice-prefeito, Marcio Rech, assumiu o comando do executivo munici... VER NOTÍCIA
O novo canal de comunicação da Subprefeitura de Ot&aa... VER NOTÍCIA
O vice-prefeito, Marcio Rech, assumiu o comando do executivo munici... VER NOTÍCIA
A Corsan dará sequência nesta semana à manuten&... VER NOTÍCIA
A administração municipal de Flores da Cunha convida ... VER NOTÍCIA
A Corsan fará nesta sexta-feira, dia 12, a manutenç&a... VER NOTÍCIA