Localizado do lado esquerdo da Bodega, o espaço funciona como um refúgio e oferece um pouco de aconchego e conforto em meio aos ruídos de uma festa
Foi com o objetivo de tornar a 15ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima um evento de maior acessibilidade e inclusão que o Grupo Teamar (Associação de Pais de Autistas de Flores da Cunha), propôs à Comissão de Organização da festa a possibilidade de destinar um espaço para a implantação de uma Sala Multissensorial junto à mostra.
A ideia foi inspirada no interesse de uma integrante da entidade, que viu um conceito semelhante e compartilhou com o grupo florense, que achou interessante. “Pensamos que a Sala Multissensorial pudesse ser um ganho para a Fenavindima e dar um pouco mais de acessibilidade ao evento, foi quando levamos esse assunto até a Comissão de Organização da festa e eles ‘compraram nossa ideia’, nos destinaram um espaço para podermos colocar esse projeto em prática e atender à comunidade que estiver visitando a Fenavindima”, detalha o presidente do Grupo Teamar, Filipe Stanguerlin.
O linha de frente da entidade lembra que, em paralelo a isso, na época em que se pensou nessa sugestão para o evento, o grupo trabalhava em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Flores da Cunha (COMTUR), realizando um levantamento sobre os destinos turísticos inteligentes do município, com ênfase na acessibilidade. “Essa experiência que tivemos nos mostrou um pouco mais sobre a importância da real acessibilidade e inclusão no turismo”, destaca Stanguerlin, afirmando que apesar de a atividade não ter nenhuma relação com a Sala Multissensorial da Fenavindima, ela foi de grande relevância para que este sonho se tornasse realidade.
Localizada do lado esquerdo da Bodega, o local funciona como um refúgio, que existe para oferecer um pouco de aconchego e conforto em meio aos ruídos de uma festa: “A Sala Multissensorial está aí para poder dar um pouco de tranquilidade, para poder ‘organizar’, é importante para a criança poder fazer uma modulação do comportamento sensorial dela, regular. Geralmente falamos sobre crianças porque a maioria são os menores que frequentam a sala, mas toda pessoa que está no Transtorno do Espectro Autista (TEA), quando tem um evento assim, com bastante ruído, muitas pessoas, grande movimento, a pessoa acaba se desestabilizando e tendo alguma crise. Enfim, são todas essas questões que sabemos que uma pessoa típica também acaba tendo, como se cansando mais facilmente”, explica o presidente do Grupo Teamar, ao mesmo tempo em que esclarece que a área está disponível para quando a criança precisar de auxílio.
Mas, o espaço também é voltado para toda a comunidade que estiver visitando o Parque da Vindima, para todas as pessoas que quiserem conhecer o local, descansar em um dos confortáveis pufes, tomar uma água, brincar ou deixar os pequenos se divertirem. “A sala oferece um lugar um pouco mais reservado, é possível fechar a porta e isso acaba isolando um pouco o ruído. Ali a gente conta com alguns brinquedos para as crianças poderem interagir e brincar, para poderem mudar um pouco o foco de atenção, ao invés de estar pensando na questão do ruído, do movimento, das pessoas, elas acabam brincando e se distraindo. Além dos brinquedos tradicionais (como bola, peças para montar e livros para colorir) nós temos um painel sensorial (com telefone, mouse e prendedores) desenvolvido com essa mesma finalidade”, reforça Stanguerlin.
As atividades oferecidas na Sala Multissensorial são gratuitas e podem ser conferidas na 15ª Fenavindima, na sexta-feira, das 14h às 22h, no sábado e no domingo, das 10h às 22h. Em todo o período, um responsável do Grupo Teamar ou do Singular - Espaço de Desenvolvimento Infantil de Flores da Cunha, que é parceiro nessa ação, estará no local para poder orientar e dar suporte aos que buscarem a sala.
A 15ª Fenavindima ocorre até 10 de março de 2024. O evento oferece entrada gratuita nas sextas-feiras. Aos sábados e domingos o ingresso de acesso ao Parque da Vindima, que pode ser adquirido no local, custa R$20. Crianças de 5 a 12 anos, estudantes, idosos, jovens de baixa renda (de 15 a 29 anos, mediante apresentação da carteirinha do ID Jovem do CadÚnico) e doadores de sangue (mediante apresentação de comprovante) pagam meia. No local há estacionamento gratuito e pago (R$20). Na data do show nacional, neste sábado, dia 9 de março, o valor de acesso ao Parque será válido até às 17h, após será cobrado o valor do Setor Arena. A comercialização de ingressos para assistir aos shows nacionais está sendo feita pelo site www.am9producoes.com.br ou diretamente na SIM Rede de Postos (Av. 25 de Julho, 3060 – Bairro Videiras, Flores da Cunha).
A programação artística cultural e o Desfile Cênico Musical da 15ª Festa Nacional da Vindima são financiados pela Lei de Incentivo a Cultura, sendo seus patrocinadores: SIM, Fante, Sicredi, Dallemole, Keko Acessórios, Banrisul, Unimed Nordeste. Apoio: Consevitis, Cresol e Sicoob. Planejamento Cultural: AM9 Produções. Realização: Círcolo Vicentini, Associação Fenavindima, Município de Flores da Cunha e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.
Confira a programação completa para o último final de semana:
Sexta-feira, dia 8 de março (Entrada gratuita)
ARENA DE SHOWS
20h: Noite Gospel com Davi Silva e Família
21h: Quarteto New Orleans
PALCO INTERNO
19h: Mateus Lemos
MENAROSTO - 20h: Jantar
Sábado, dia 9 de março
ARENA DE SHOWS
13h: Coral Nova Trento
SHOW NACIONAL
18h: Show com DJ Lilo Lorandi + Intervalos
20h: Show de abertura com Vitor Henrique e Gabriel
22h30: Israel & Rodolffo
PALCO INTERNO
14h: Tita e Rafa
16h: Som Brasil
17h: Coral Canto da Alegria
18h: Maicon & Pontel
19h: Ricardo Mabília
MENAROSTO
12h, 13h30 e 15h: Almoço
20h e 21h30: Jantar
Domingo, dia 10 de março
ARENA DE SHOWS
11h: Coral São Braz
12h: Coral Anima D'Itália
13h: Jogos Coloniais (Modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de carriola, debulhar milho, corrida do saco e arremesso de queijo)
14h: Grupo de Dança Ana Terra, de São Francisco de Paula
16h: Grupo Rodeio
19h30: Banda Florentina
21h: Os Roques
PALCO INTERNO
13h: Banda Santa Cecília
15h: Cavatappi
17h: Lucas Barros
19h: Estúdio de Dança Tamara Sitta com seu “Corpo de Baile”
10h: Desfile Cênico na Av. 25 de Julho – Centro
MENAROSTO
11h, 12h30 e 14h: Almoço
Em novembro, a Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretari... VER NOTÍCIA
O 14° encontro do Trade Turístico de Flores da Cunha oco... VER NOTÍCIA
Neste sábado, dia 23, e no domingo, dia 24, o Parque da Vind... VER NOTÍCIA
Faltam poucos dias para Flores da Cunha celebrar o Festival dos Mel... VER NOTÍCIA
Pelo terceiro ano consecutivo, Flores da Cunha participou com estan... VER NOTÍCIA
Em 2024, Flores da Cunha celebrará o Mês do Empreended... VER NOTÍCIA