Quatorze agroindústrias locais expõem seus produtos em Flores da Cunha
Sucos, vinhos coloniais, doces, geleias, massas, biscoitos, salames, queijos, mel, erva-mate. Esses são só alguns dos produtos que estão expostos – e muitos podem ser degustados – no pavilhão da Agricultura Familiar na 15ª Festa Nacional da Vindima, em Flores da Cunha. O espaço está localizado ao lado da Praça de Alimentação do Parque Eloy Kunz, e conta com a participação de 14 agroindústrias locais, sendo nove florenses e cinco de municípios vizinhos.
Além de ser uma oportunidade para o visitante levar para casa uma ‘prova’ da gastronomia da Terra do Galo, a área busca valorizar o produtor local que, a cada ano, vem enfrentando uma série de dificuldades, sobretudo climáticas, em continuar no segmento da agricultura, setor este que dá destaque ao município.
Justamente com esse objetivo, na solenidade de abertura da 15ª Fenavindima, no dia 22 de fevereiro, os agricultores foram homenageados no palco do evento. “Somos um município privilegiado por termos uma agricultura familiar muito intensa, sabemos o quanto nosso produtor representa para Flores da Cunha e entendemos que precisamos valorizá-lo, tanto que na abertura oficial da 15ª Fenavindima tivemos, pela primeira vez, os nossos agricultores participando como autoridades, porque, realmente, para nós, o agricultor é autoridade. O produtor merece ser reconhecido por tudo que ele faz, pelos desafios que enfrenta no dia a dia e, mesmo assim, mantém a força do trabalho e a comida na mesa de todo o povo, não só de Flores da Cunha, mas do país inteiro”, valoriza o presidente da festa, Marcio Rech.
A sócia-proprietária da Geni Zamboni Sabores Coloniais, Suzana Zamboni, conta que ficou muito feliz em ser uma das convidadas a participar da homenagem realizada: “Fiquei lisonjeada em representar a categoria, acredito na força da mulher no trabalho, seja na casa, na colônia, na agroindústria, enfim, em qualquer lugar a mulher representa força e determinação. E neste ano em que comemoramos o ‘Centenário da Colheita’, as agroindústrias estão em um lugar privilegiado, a estrutura que temos aqui no Parque é muito bonita, está muito bem montada, e isso traz visibilidade para o nosso negócio. Está sendo muito gratificante participar dessa edição da Fenavindima”, relata Suzana, empolgada.
Quem também prospecta boas vendas até o fim da festa é a sócia-proprietária das Massas Temaro, Roseli Romitti, que já expôs em diversas edições da Mostra Flores e está participando de segunda Fenavindima: “Estamos com uma expectativa bem boa, o público está vindo conhecer o nosso produto. A gente oferece degustações e notamos que isso faz toda a diferença! Percebemos que as pessoas passam aqui no nosso espaço, provam a massa e sentem que ela é natural, que ela é saborosa e isso acaba alavancando as nossas vendas: é uma oportunidade de mostrar a marca e os diferenciais do produto. Além disso, a degustação traz o engajamento com o público, é uma troca dinâmica, e isso é muito importante. As pessoas provam, muitas aprovam, e levam”, destaca Roseli, que comanda a marca há mais de 15 anos em Flores da Cunha.
Confira as agroindústrias presentes na Fenavindima
Agroindústrias de Flores da Cunha: Mata Nativa (sucos de uva); Adega Mascarello (vinhos, sucos e espumantes); Doces Silber (compotas, doces, geleias, suco de mirtilo); Della Famiglia (sucos de uva); Geni Zamboni (panificadora); Massas Temaro (massas); D’ Cavalli (doces, compotas e geleias); Volmar Lorezent (vinho colonial), e; Vinhos Recanto Sul (vinho colonial).
Agroindústrias de outros municípios: Erva Mate Gerações (erva mate); Agroindústria Dalsasso (mel e derivados); Salumeria Smiderle (salames); Laticínios Pipo (queijos); Lonore Destilados (cachaças).
A 15ª Fenavindima ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024. O evento oferece entrada gratuita nas sextas-feiras. Aos sábados e domingos o ingresso de acesso ao Parque da Vindima, que pode ser adquirido no local, custa R$20. Crianças de 5 a 12 anos, estudantes, idosos, jovens de baixa renda (de 15 a 29 anos, mediante apresentação da carteirinha do ID Jovem do CadÚnico) e doadores de sangue (mediante apresentação de comprovante) pagam meia. No local há estacionamento gratuito e pago (R$20). Na data do show nacional, neste sábado, dia 9 de março, o valor de acesso ao Parque será válido até às 17h, após será cobrado o valor do Setor Arena. A comercialização de ingressos para assistir aos shows nacionais está sendo feita pelo site www.am9producoes.com.br ou diretamente na SIM Rede de Postos (Av. 25 de Julho, 3060 – Bairro Videiras, Flores da Cunha).
A programação artística cultural e o Desfile Cênico Musical da 15ª Festa Nacional da Vindima são financiados pela Lei de Incentivo a Cultura, sendo seus patrocinadores: SIM, Fante, Sicredi, Dallemole, Keko Acessórios, Banrisul, Unimed Nordeste. Apoio: Consevitis, Cresol e Sicoob. Planejamento Cultural: AM9 Produções. Realização: Círcolo Vicentini, Associação Fenavindima, Município de Flores da Cunha e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.
O texto a seguir foi alterado em 02/12, às 15h15... VER NOTÍCIA
Na noite desta terça-feira, dia 26, Flores da Cunha celebrou... VER NOTÍCIA
Neste fim de semana, tanto no sábado, dia 23, quanto no domi... VER NOTÍCIA
Em novembro, a Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretari... VER NOTÍCIA
O 14° encontro do Trade Turístico de Flores da Cunha oco... VER NOTÍCIA
Neste sábado, dia 23, e no domingo, dia 24, o Parque da Vind... VER NOTÍCIA