Mais de cinco toneladas de uva foram distribuídas nos quatro dias de evento
Com uma série de atrações culturais, gastronômicas, muita música, resgate histórico e um emocionante desfile, o primeiro final de semana da 15ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima levou um público de mais de 28 mil pessoas para Flores da Cunha, entre desfile e visitas ao Parque da Vindima Eloy Kunz.
>> Confira a galeria de fotos dos shows aqui
>> Confira a galeria de fotos do desfile aqui
A abertura oficial do evento ocorreu na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, e reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, rainha e princesas, embaixatrizes da festa, cortes de edições anteriores, representantes de entidades e imprensa. Também no primeiro dia de festa, a Banda Rainha Musical animou os presentes e cantou sucessos como ‘Guardanapo Amassado’ e ‘Do Luxo pro Lixo’.
As sessões de teatro infantil “CIRCOlando por aí”, com a Cia Espicula, levaram alunos de diversas escolas do município, a visitarem a Fenavindima na tarde da sexta-feira, dia 23. Na parte da noite, a música instrumental sulista do quarteto caxiense Yangos e o rock da Banda Mágicoz embalaram o público.
No sábado, dia 24, foram disputados os tradicionais jogos coloniais, nas modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de cariola, debulhar milho, corrida de saco e arremesso de queijo. O show nacional da dupla Claus e Vanessa levou o melhor do pop para o palco da Fenavindima com hits como “Medo de Amar” e “Ainda não me Esqueceu”. Logo após, o cantor, compositor e multi-instrumentista, Humberto Gessinger, conhecido por ter fundado a banda Engenheiros do Hawaii, levou nostalgia ao público com clássicos como “Infinita Highwahy” e “Somos quem Podemos Ser”.
No domingo, dia 25, a Avenida 25 de Julho, no Centro de Flores da Cunha, recebeu o primeiro Desfile Cênico da 15ª Fenavindima. Neste ano, 530 figurantes percorreram o trajeto original das edições iniciais da festa e contaram com o apoio de personagens durante o corso: o Mágico, o Frei Salvador, a Nona Joana, o Sanguanel e o Nanetto Pipetta. Além de inovar retomando o percurso dos primeiros desfiles, o evento se diferenciou pela interação com o público, que pôde ser observada na distribuição de pratos típicos da gastronomia local, como milho, polenta, menarosto, graspa, vinho e sucos. Outra novidade foi a dança, que se fez presente em boa parte do espetáculo, e encantou os presentes ao harmonizar a coreografia com a história do município.
Dividido em três grandes blocos e em 18 alegorias, o desfile girou em torno do tema da festa “O Centenário da Colheita” e refletiu, primeiramente, marcos como a chegada dos imigrantes italianos e a religiosidade. Para encerrar, o corso retratou a celebração das conquistas da melhor forma: sempre à mesa, com muita comida, música, dança, encontros e diversão. A última alegoria foi muito aguardada pois trouxe a rainha, Paula Bebber, e as princesas, Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, que acolheram e agradeceram a comunidade e aos visitantes por fazerem parte desse momento histórico.
Ainda no domingo, o tradicionalismo gaúcho foi o tema dos shows da festa, que reuniu nomes como César Oliveira e Rogério Mello, Os Monarcas e Geração Amigos. O grupo de dança Os Gaudérios e o CTG Galpão Serrano também fizeram suas apresentações e encantaram o público.
Durante os quatro dias o evento foi marcado por uma extensa programação de qualidade e com atrações para todos os gostos. E por falar em qualidade, a farta gastronomia marcou presença por meio do prato típico-oficial do município, o menarosto (com carnes de codorna, galeto, leitão e coelho) que foi servido para mais de 1,5 mil pessoas. A uva, a estrela da festa, foi distribuída no Parque e também no Desfile, foram mais de cinco toneladas.
Nesta edição, a estrutura remodelada do Parque possibilitou a criação de espaços de convivência mais amplos, com diversos pontos para sentar e interagir. As áreas confortáveis e acolhedoras também permitiram às famílias permanecer mais tempo no local e usufruir da série de atividades da festa.
A 15ª Fenavindima ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024. O evento oferece entrada gratuita nas sextas-feiras. Aos sábados e domingos o ingresso de acesso ao Parque da Vindima, que pode ser adquirido no local, custa R$ 20. Crianças de 5 a 12 anos, estudantes, idosos, jovens de baixa renda (de 15 a 29 anos, mediante apresentação da carteirinha do ID Jovem do CadÚnico) e doadores de sangue (mediante apresentação de comprovante) pagam meia. No local há estacionamento gratuito e pago (R$ 20). Na data do show nacional, 9 de março, o valor de acesso ao Parque será válido até às 17h, após será cobrado o valor do Setor Arena. A comercialização de ingressos para assistir aos shows nacionais está sendo feita pelo site www.am9producoes.com.br ou diretamente na SIM Rede de Postos (Av. 25 de Julho, 3060 – Bairro Videiras, Flores da Cunha).
A programação artística cultural e o Desfile Cênico Musical da 15ª Festa Nacional da Vindima são financiados pela Lei de Incentivo a Cultura, sendo seus patrocinadores: SIM, Fante, Sicredi, Dallemole, Keko Acessórios, Banrisul, Unimed Nordeste. Apoio: Consevitis, Cresol e Sicoob. Planejamento Cultural: AM9 Produções e a Realização é do Círcolo Vicentini, Associação Fenavindima, Município de Flores da Cunha e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.
Confira a programação da 15ª Fenavindima para o próximo fim de semana
Quarta-feira, dia 28 de fevereiro – Atividade especial
15h: Espetáculo teatral para a melhor idade, com a peça “Radicci e Genoveva”
Sexta-feira, dia 1º de março (Entrada Gratuita)
ARENA DE SHOWS
14h:Teatro infantil com o Grupo Ueba e a peça “Faísca D’Água”
19h: Padre Ezequiel dal Pozzo
21h: Banda Os Rebobinados
PALCO INTERNO
18h: Coral de Sospirolo
20h: Lucas Barros
20h: Jantar de Confraternização dos Agricultores Expositores e Premiação do Concurso de Uvas da 15ª Fenavindima
20h: Jantar com Menarosto
Sábado, dia 2 de março
ARENA DE SHOWS
11h: CTG Galpão Serrano
13h30: Grupo de Dança Stella D'Itália
15h: Circus Magic Show com o espetáculo “Memórias”
17h: Banda Santa Cecília
19h: Banda Orgazzismos
20h30: Felipe Corso e Banda
PALCO INTERNO
14h: Doca Ferreira
16h: Ricardo Mabília
18h: Frënetica
19h30: DESFILE CÊNICO NA AV. 25 DE JULHO
MENAROSTO
12h, 13h30 e 15h: Almoço
20h e 21h30: Jantar
Domingo, dia 3 de março: Dia Municipal do Suco de Uva
(Os primeiros 1 mil ingressos ganham um suco de uva integral Nova Aliança)
ARENA DE SHOWS
11h: Jogos Coloniais (Modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de carriola, debulhar milho, corrida do saco e arremesso de queijo)
12h: Coral Stella Alpina
13h30: Estilo Campeiro
16h: Banda Brilha Som
18h30: Banda Corpo & Alma
21h: Banda Artemis
PALCO INTERNO
15h: Glayber Souza
18h: Júlia Manosso
20h: Blue Vodoo
MENAROSTO
11h, 12h30min e 14h: Almoço
___
Texto: Dinâmica Conteúdo Inteligente | Assessoria de Imprensa Fenavindima
Em novembro, a Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretari... VER NOTÍCIA
O 14° encontro do Trade Turístico de Flores da Cunha oco... VER NOTÍCIA
Neste sábado, dia 23, e no domingo, dia 24, o Parque da Vind... VER NOTÍCIA
Faltam poucos dias para Flores da Cunha celebrar o Festival dos Mel... VER NOTÍCIA
Pelo terceiro ano consecutivo, Flores da Cunha participou com estan... VER NOTÍCIA
Em 2024, Flores da Cunha celebrará o Mês do Empreended... VER NOTÍCIA