O último sábado, dia 5, foi especial para a rede pública de ensino de Flores da Cunha. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou a primeira etapa municipal da Mostra Cientifico-Cultural 2023, com a premiação coletiva dos trabalhos em destaque e dos vencedores da categoria Voto Popular. Milhares de pessoas estiveram presentes no evento, realizado no Parque da Vindima Eloy Kunz, para prestigiar os jovens pesquisadores.
>> Confira a galeria de fotos da Etapa Municipal
Com o intuito de potencializar os processos de ensino e aprendizagem tendo a pesquisa como princípio educativo, o projeto ocorreu em todas as escolas da rede municipal e estadual, desde a Educação Infantil (a partir dos 2 anos) até o 3º ano do Ensino Médio. A Mostra evidenciou a iniciação científica por meio da participação ativa dos estudantes na construção dos saberes e na mobilização de novas descobertas.
Nesta edição, a novidade foi a participação da rede estadual e da educação especial, por meio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Flores da Cunha e Nova Pádua. Mais de 5 mil pessoas, entre estudantes, professores e colaboradores, estiveram envolvidas na Mostra, que teve mais de 900 trabalhos apresentados. Entre eles, 140 foram selecionados para a etapa municipal. Divididos em 14 categorias, 42 foram premiados com medalhas de projetos destaques.
Todas as escolas foram agraciadas com o troféu ‘Escola Pesquisadora’. Os estudantes da Apae receberam medalhas de menção honrosa. Já os vencedores do Voto Popular foram agraciados com certificados e brindes. A categoria contou com a participação de mais de 10 mil pessoas, que votaram por meio de um formulário on-line.
Após esta etapa, 15 projetos foram indicados pelos avaliadores para participarem de mostras nacionais e internacionais, como a Mostraseg e a Mostratec. Além da cerimônia de premiação, a tarde foi animada pela Banda Geração Z.
De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, a Mostra Científico-Cultural é um importante projeto que proporciona aos estudantes novas formas de aprender, valorizando a integração entre a escola, a família e o poder público. “Gratidão é a palavra que resume o que vivenciamos. Atingimos as expectativas, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizado em cada trabalho apresentado. Os resultados dos trabalhos demonstram os níveis de excelência da educação do nosso município, evidenciando a eficácia das políticas públicas voltadas a valorização da educação como um dos principais pilares da nossa administração”, pontua.
Confira os projetos destaque e os vencedores do voto popular da 3ª Mostra Científico-Cultural
EDUCAÇÃO INFANTIL
Categoria Maternal e Pré I
- Pré I – Como é a casa das formigas? | EMEI Santa Teresinha
- Pré I – Descobrindo o fundo do mar | EMEF Rio Branco
- Pré I – Por que não posso arrancar as folhas das plantas para brincar? | EMEI Irmã Tarcísia
Categoria Pré II e Pré Misto
- Pré II – Cogumelos, posso comer? | EMEI Santa Teresinha
- Pré II – Pé de quê? | EMEF Benjamin Constant
- Pré II – Vida de joaninha | EMEF 1° de Maio
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Categoria 1
- 1° ano - Abelha: uma pequena grande amiga ou inimiga | EMEF São José
- 1° ano - Como as cobras respiram? | EEEM São Rafael
- 1° ano - Espelho, espelho, onde está o cabelo meu? | EMEF 1° de Maio
Categoria 2
- 2° ano - Alô, quem fala? | EMEF São José
- 2° ano - Cor de pele | EMEF 1° de Maio
- 2° ano - Vida de formiga | EMEF Francisco Zilli
Categoria 3
- 3° ano - As cobras não são todas venenosas, mas podem ser perigosas! | EMEF São José
- 3° ano – De pedra à tela: inovação e sustentabilidade | EMCMEF Tancredo de Almeida Neves
- 3° ano - Energia limpa: se liga nessa ideia | EMEF Francisco Zilli
Categoria 4
- 4° ano – A qualidade do sono | EMCMEF Tancredo de Almeida Neves
- 4° ano - E os aviões como voam? | EMEF Francisco Zilli
- 4° ano - Xi, geou, minha planta queimou | EMEF São José
Categoria 5
- 5° ano - Crianças, hora de dormir | EMEF Antônio de Souza Neto
- 5° ano - Espaço Saúde | EMEF Rio Branco
- 5° ano - Produção de repelente natural a partir de folhas citronelas, cravo-da-índia e manjericão | EMEF São José
Categoria 6
- 6° ano – Meu melhor amigo é o meu ... | EEEM São Rafael
- 6° ano – Reserva financeira: será que um dia posso precisar? | EMCMEF Tancredo de Almeida Neves
- 6° ano – Suco de uva | EEEF Professor Targa
Categoria 7
- 7° ano – Fato ou Fake | EMEF Antônio de Souza Neto
- 7° ano – Flores da Cunha: educação inclusiva nas escolas do município | EMEF Francisco Zilli
- 7° ano – Séries | EMEF Rio Branco
Categoria 8
- 8° ano – As consequências da emissão de CO2 da iluminação pública para as gerações futuras | EMEF 1° de Maio
- 8° ano – Qual a importância da criptografia no meio virtual? | EMEF Rio Branco
- 8° ano – Tecnologia agrícola no cultivo das videiras em Flores da Cunha | EMEF Benjamin Constant
Categoria 9
- 9° ano – Compulsão alimentar | EMEF 1° de Maio
- 9° ano – Ecoesfera: vida dentro de um habitat de água doce | EMEF Francisco Zilli
- 9° ano – Impactos socioeconômicos da Praça de Pedágio em Flores da Cunha | EMEF Benjamin Constant
ENSINO MÉDIO
Categoria 10
- 1° ano - Impacto na qualidade do ensino e educação com a falta de recursos | EEEM São Rafael
- 1° ano - A influência do meio social dos jovens para a formação das ideias políticas para o mercado de trabalho | EEEM São Rafael
- 1° ano - Problemas que os alunos com deficiência visual enfrentam nas escolas públicas e privadas | EEEM São Rafael
Categoria 11
- 2° ano - Assédio moral no ambiente de trabalho e escolar | EEEM São Rafael
- 2° ano - Atividade antimicrobiana do chá de canela em biopolímero | EEEM São Rafael
- 2° ano - Transtorno do espectro autista e suas especificações na área da Matemática | EEEM São Rafael
Categoria 12
- 3° ano - Como se desvincular dos malefícios das redes sociais? | EEEM São Rafael
- 3° ano - Componente curricular libras: como incluir jovens e crianças surdas no ensino brasileiro? | EEEM São Rafael
- 3° ano - Propriedade medicinais da aloe vera (babosa) | EEEM São Rafael
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Categoria Educação Especial
- Curiosidade traz conhecimento | Apae
CREDENCIAIS
MOSTRASEG - UCS
- 8° ano – As consequências da emissão de CO2 da iluminação pública para as gerações futuras | EMEF 1° de Maio
- 8° ano – Tecnologia agrícola no cultivo das videiras em Flores da Cunha | EMEF Benjamin Constant
- 9° ano – Compulsão alimentar | EMEF 1° de Maio
- 9° ano – Ecoesfera: vida dentro de um habitat de água doce | EMEF Francisco Zilli
- 9° ano – Impactos socioeconômicos da Praça de Pedágio em Flores da Cunha | EMEF Benjamin Constant
- 1° ano - Problemas que os alunos com deficiência visual enfrentam nas escolas públicas e privadas | EEEM São Rafael
- 2° ano - Atividade antimicrobiana do chá de canela em biopolímero | EEEM São Rafael
- 2° ano - Transtorno do espectro autista e suas especificações na área da Matemática | EEEM São Rafael
- 3° ano - Como se desvincular dos malefícios das redes sociais? | EEEM São Rafael
- 3° ano - Componente curricular libras: como incluir jovens e crianças surdas no ensino brasileiro? | EEEM São Rafael
MOSTRATEC – Novo Hamburgo
Educação Infatil
- Pré I – Por que não posso arrancar as folhas das plantas para brincar? | EMEI Irmã Tarcísia
- Pré II – Pé de quê? | EMEF Benjamin Constant
Categoria 1 – 1° ao 3° ano
- 2° ano - Cor de pele | EMEF 1° de Maio
Categoria 2 – 4° ao 6° ano
- 6° ano – Meu melhor amigo é o meu ... | EEEM São Rafael
Categoria Ensino Médio
- 2° ano - Atividade antimicrobiana do chá de canela em biopolímero | EEEM São Rafael
VOTO POPULAR
Total: 10038 votos validados
Educação Infantil
- Pré I – Como é a casa das formigas? | EMEI Santa Teresinha -233 votos -
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- 5° ano – Será que frutas orgânicas estragam antes do que grutas que contém agrotóxicos? | EEEM São Rafael - 350 votos
Anos Finais do Ensino Fundamental
- 7° ano - Abelhas sem ferrão | EEEM São Rafael - 227 votos
Ensino Médio
- 2° ano – Assédio Moral no ambiente de trabalho e escolar | EEEM São Rafael - 232 votos
__
Texto: Bruna Salvador/Prefeitura de Flores da Cunha