Cerimônia foi realizada na última semana, em Florianópolis
Dois estudantes florenses foram agraciados com medalhas de ouro na cerimônia de premiação da 16ª e da 17ª edições da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A celebração conjunta ocorreu no dia 5 de junho, em Florianópolis (SC).
Affonso Barizon Muterle, 14 anos, estudante do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, recebeu a medalha de ouro nas duas edições, realizadas em 2021 e 2022. Já o estudante Giancarlo Baggio Orso, 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, recebeu a medalha referente a 17ª edição, de 2022. Além da condecoração, os jovens foram contemplados com materiais didáticos e a participação no Programa de Iniciação Científica (PIC), um curso de preparo voltado para as questões da OBMEP.
Para Affonso Muterle, que pretende seguir carreira na área de programação, essa conquista é fruto de muito esforço e dedicação, além de ser um estímulo para o futuro. “As provas estavam muito difíceis, com problemas desafiadores, por isso a felicidade é ainda maior. Foi um momento de muito orgulho e tenho esperança de conquistar novas medalhas. Desde criança, meus pais me estimulavam com atividades de labirinto para incentivar o raciocínio lógico e, meu irmão mais velho, que também foi medalhista, também me apoiou muito”, conta. No ano passado, Muterle já havia levado para casa a medalha de ouro na prova da Olímpiada Brasileira de Astronomia, a OBA.
A professora Carla Porto de Carvalho Castro, que acompanhou a evolução do estudante, diz que se sente orgulhosa pelo reconhecimento recebido. “Foi uma emoção muito grande. A conquista é dele, mas me sinto premiada também, afinal pude acompanhar seu processo e principalmente a sua evolução”, emociona-se. Além de participar da cerimônia, a professora e a escola foram agraciadas com certificados pelo bom desempenho de seus alunos, além de materiais didáticos.
Já o estudante Giancarlo Baggio Orso, que recebeu medalha de bronze em 2021 e de ouro na 17ª edição, projeta uma nova conquista na prova deste ano. “Achei a prova complicada, mas o curso que ganhei com a conquista da medalha de bronze tem me ajudado muito no preparo. É importante pensar fora da caixa, trabalhar sempre com exercícios de lógica, pois tem muito disso. Quanto melhor e mais complexo for o seu raciocínio, maior será sua pontuação”, explica.
A professora Solange Luza parabeniza o estudante e ressalta a união de esforços que leva os jovens à essa conquista. “Fico muito feliz em ver nosso todo o nosso trabalho sendo coroado. É um conjunto de fatores que soma a participação da família, o empenho do aluno e a dedicação de todos professores”, evidencia.
A OBMEP ocorre desde 2005 e tornou-se uma das competições científicas de maior abrangência, além de ser nacionalmente conhecida. Neste ano, a cerimônia de premiação da medalha de ouro contemplou duas edições, consagrando-se como a maior da história, reunindo mais de mil estudantes de todo o país.
O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, que acompanhou a premiação, destaca a importância dos jovens em conquistar o mais alto reconhecimento em uma competição de nível nacional. “Este é um momento de destaque para a educação do nosso município, o que nos motiva a investir cada vez mais em políticas públicas educacionais eficientes, que são prioridades da nossa administração municipal. Parabenizo os alunos medalhistas e também a todos os professores que fazem parte deste belo trabalho”, finaliza.
__
Texto: Bruna Salvador | Prefeitura de Flores da Cunha
A final do Campeonato de Futebol de Campo 2024 será disputad... VER NOTÍCIA
A partir desta sexta-feira, dia 15, o distrito de Otávio Roc... VER NOTÍCIA
Após avaliação dos recursos pela Comissã... VER NOTÍCIA
O Cruzeiro/Corinthians venceu Os Fronteiristas por 2x1 e conquistou... VER NOTÍCIA
A final do Campeonato de Futebol 7 Master 2024 será disputad... VER NOTÍCIA
Na tarde desta quinta-feira, dia 7, na Universidade de Caxias do Su... VER NOTÍCIA