Inauguração ocorreu na noite de sábado, dia 11
A noite de sábado, dia 11, foi marcada pela cerimônia de entrega das obras do projeto de Restauro e Requalificação do Campanário de Flores da Cunha. O evento movimentou o Largo do Campanário e a Praça da Bandeira, reunindo autoridades estaduais, municipais, empresas patrocinadoras, equipe do projeto e comunidade florense.
Antes da cerimônia, uma missa foi celebrada na Igreja Matriz. Já a solenidade ao ar livre, animada pelo pianista Rodrigo Soltton, encantou a todos com show de luzes e toques dos sinos de Campanário.
Confira a galeria de fotos do evento
Em seu discurso, o prefeito, César Ulian, agradeceu aos patrocinadores, equipe e parceiros do projeto, salientando que esta obra representa a união de muitas mãos, possibilitando uma grandiosa entrega. “É um orgulho indescritível termos o nosso gigante de volta. Agora, com iluminação, acesso interno, espaço de exposição, entre outras melhorias, sem dúvida, seremos ainda mais lembrados como a cidade do Campanário. O restauro e a requalificação são um presente merecidamente entregues para a nossa comunidade”, destaca Ulian.
Ao encerrar sua fala, o chefe do executivo municipal anunciou que o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi também passará por um processo de restauro em breve.
Na ocasião, o livro “A História de um Gigante”, de Gissely Lovatto Vailatti, Vânia Tonietto Brugali e Lorete Calza Paludo, foi entregue para as autoras, empresas patrocinadoras e Governo do Estado.
O evento contou ainda com visita ao Memorial do Campanário no térreo da torre. Já a exposição Paisagens Históricas, resultado das Oficinas de Educação patrimonial realizadas em setembro de 2022, foi conferida no Salão Paroquial, onde também ocorreu o jantar que marcou o encerramento das atividades.
Sobre o projeto de Restauro e Requalificação do Campanário
O projeto de Restauro e Requalificação do Campanário de Flores da Cunha foi aprovado em 2021 e é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O processo de restauro engloba ações para correção das lesões do sistema construtivo em pedra, instalação de equipamentos contemporâneos para os sistemas elétricos e de iluminação, automação do relógio e do toque dos sinos, criação do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas, nova cruz e nova acessibilidade ao pavimento térreo, além de cobertura e tratamento do entorno imediato.
Além das intervenções de conservação e qualificação do Campanário, o projeto também possui uma exposição no térreo, duas Oficinas de Fotografia e a publicação do livro “A História de um Gigante”, com o objetivo de valorizar e fomentar ações de salvaguarda deste material que preserva a forte religiosidade da cultura da imigração italiana no sul do Brasil e é patrimônio cultural de Flores da Cunha.
O projeto conta com o patrocínio das empresas Móveis Florense, Hidrover e Mineração Florense. As obras de restauro são promovidas pela Associação de Amigos do Museu Pedro Rossi e contam com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
______________
Texto: Bruna Marini | Jornalista MTB 19289 e Pâmela Pelizzaro | Jornalista MTB 18829
A final do Campeonato de Futebol de Campo 2024 será disputad... VER NOTÍCIA
A partir desta sexta-feira, dia 15, o distrito de Otávio Roc... VER NOTÍCIA
Após avaliação dos recursos pela Comissã... VER NOTÍCIA
O Cruzeiro/Corinthians venceu Os Fronteiristas por 2x1 e conquistou... VER NOTÍCIA
A final do Campeonato de Futebol 7 Master 2024 será disputad... VER NOTÍCIA
Na tarde desta quinta-feira, dia 7, na Universidade de Caxias do Su... VER NOTÍCIA