A REMUME digital amplia o acesso às informações referentes aos medicamentos disponibilizados via SUS
A última versão da Relação Municipal de Medicamentos de 2022 foi apresentada aos profissionais da Secretaria de Saúde em um encontro que ocorreu no dia 13 de dezembro. Além disso, na ocasião, os membros da Comissão de Farmacoterapia Municipal (COFAT) também divulgaram os novos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas institucionalizados na pasta.
A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) engloba os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, bem como outros medicamentos que não estão incorporados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), e que, atualmente, são disponibilizados no âmbito municipal.
A versão online do documento (clique aqui para acessar) está ainda mais completa, uma vez que também foram elencados os medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica e do Programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde.
De acordo com a farmacêutica Lívia Soldatelli Oliboni, a REMUME digital amplia o acesso às informações referentes aos medicamentos oferecidos via SUS, possibilitando que os munícipes verifiquem o que está sendo disponibilizado na Farmácia Básica Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde sem sair de casa. “Esta edição é fruto de esforço coletivo da equipe multidisciplinar da COFAT, após um extenso e criterioso trabalho de revisão, acompanhado de outros profissionais colaboradores”, valoriza Lívia.
No encontro, também foram apresentados os materiais de orientação que estão sendo entregues aos usuários de insulinas e de diferentes dispositivos inalatórios. Os folders, elaborados pelas farmacêuticas da Secretaria de Saúde, têm o intuito de complementar a orientação verbal já realizada pelos profissionais, reforçando o uso correto, seguro e racional destes medicamentos.
Além disso, a equipe de saúde conheceu o modelo da bolsa térmica e da placa de gelo reutilizável que serão destinadas aos usuários que retiram medicamentos termolábeis na Secretaria. Os matérias foram viabilizados por intermédio do Programa Farmácia Cuidar+, oferecido pelo Estado do Rio Grande do Sul, no qual a assistência farmacêutica municipal está desenvolvendo diversas ações para promover e garantir o cuidado dos usuários de medicamentos do SUS.
A Unidade Básica de Saúde Dr. Hildebrando Cardoso Per... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Sa&uacut... VER NOTÍCIA
O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi está com... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Sa&uacut... VER NOTÍCIA
A Farmácia Básica do Centro de Saúde Irm&atild... VER NOTÍCIA
As inscrições para o grupo de apoio contra o tabagism... VER NOTÍCIA