Três participantes foram agraciados com uma premiação simbólica por estarem há mais de 15 dias sem fumar
A última sessão estruturada do grupo de apoio contra o tabagismo, que ocorreu no mês de julho, contou com uma premiação simbólica para os participantes que estavam sem fumar há mais de 15 dias. O Certificado de Superação foi entregue para três pessoas.
Durante o mês, os encontros ocorreram semanalmente. A partir de agora, as reuniões serão a cada 15 dias e, depois disso, espaçará para uma vez por mês até o fim do ano, com o intuito de prevenir recaídas.
A secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, acompanhou a entrega dos certificados e ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais quem fazem parte do projeto. “É gratificante ver a alegria nos olhos dos profissionais de saúde que se dedicaram para ofertar este serviço de apoio e se orgulham em cada conquista dos participantes”, destaca.
Conforme a farmacêutica e responsável pelo grupo, Lívia Soldatelli Oliboni, o relato emocionante dos homenageados demonstra que cada pequena ação deve ser celebrada para incentivar os participantes a manter o foco no objetivo de parar de fumar.
Antonio Carlos Oliboni fumou durante 56 anos. Para ele, o certificado foi considerado o prêmio mais importante que já recebeu neste momento, uma vez que venceu a batalha contra o alcoolismo há 10 anos. Já Marisa Maria Branchini Boff, que fumou durante 47 anos, prometeu pendurar o documento na parede. Orgulhosa pela conquista, ela ressalta que os pensamentos em seu neto pedindo para que ela parasse de fumar foram cruciais nos momentos mais difíceis da abstinência. Edit de Abreu Venso fumou durante 48 anos e disse que se livrar da falta de ar ocasionada em decorrência do uso do cigarro é libertador. Ela busca força na melhora da sua saúde para não ter recaídas.
As atividades do grupo ocorrem no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. No decorrer das ações de apoio, também haverá a contribuição de outros profissionais da equipe multidisciplinar da Secretaria, como médico, farmacêutico, psicólogo, enfermeiro e nutricionista.
Interessados em parar de fumar podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e verificar com o enfermeiro responsável a previsão de disponibilidade do serviço em sua área.
Atualização: a UBS permanecerá fec... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Sa&uacut... VER NOTÍCIA
O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi está com... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Sa&uacut... VER NOTÍCIA
A Farmácia Básica do Centro de Saúde Irm&atild... VER NOTÍCIA
As inscrições para o grupo de apoio contra o tabagism... VER NOTÍCIA