Objetivo principal é a inclusão e/ou reinserção dos usuários do serviço no mercado de trabalho formal
No dia 19 de julho, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realizou, no Centro Empresarial, a apresentação do Projeto Caminhos, que tem por objetivo principal a inclusão e/ou reinserção dos usuários do serviço no mercado de trabalho formal. A apresentação foi voltada ao Comitê de Recursos Humanos, composto por representantes de empresas florenses.
O encontro de apresentação do projeto contou com a presença de Lenise Jarbas Wolf, representante do Departamento de Recursos Humanos da empresa Dakota, com sede no município de Nova Petrópolis. Lenise trouxe a experiência do Programa Amigos Águia, em desenvolvimento na Dakota desde 2012, que tem como foco, a inclusão laboral de pessoas com deficiência.
Conheça o Projeto:
O Projeto Caminhos está em desenvolvimento no CAPS desde o início deste ano, por meio de um trabalho voltado à preparação pessoal e ao fortalecimento de habilidades dos usuários do Serviço, no intuito de que os mesmos, possam ocupar vagas de trabalho em empresas ou estabelecimentos comerciais. O encaminhamento do usuário para o mercado de trabalho é sugerido pela equipe técnica do CAPS, com base em um Projeto Terapêutico Singular, o qual tem como principal objetivo, oferecer atendimento adequado, prevenir agravos e promover melhores condições de qualidade de vida e de saúde.
Sendo assim, anterior ao seu encaminhamento para o mercado de trabalho, o usuário do CAPS conta com acompanhamento interdisciplinar, voltado à sua preparação quanto à organização do trabalho e recebe orientações acerca de questões como comportamento, disciplina, pontualidade, relacionamento e iniciativa. O acompanhamento visa promover, de acordo com a particularidade de cada sujeito, sua capacidade funcional e produtiva, dando-lhe oportunidade de autonomia, favorecendo a autovalorização, fortalecendo a autoestima e contribuindo para que o mesmo, seja protagonista de sua história.
Após a inserção do usuário no mercado de trabalho formal, o acompanhamento realizado pela equipe técnica segue para dar continuidade ao processo de adaptação e profissionalização, através de visitas ao local de trabalho e comunicação com a direção e demais colaboradores do estabelecimento ou empresa.
Com este projeto em desenvolvimento no município de Flores da Cunha, o CAPS espera, além de promover a inclusão dos usuários do Serviço no mercado de trabalho, contribuir com a redução de estigmas que envolvem o sofrimento psíquico e a dependência química, garantindo assim, o direito à cidadania e favorecendo a cultura inclusiva.
Fotos: Gabriela Fiorio /Centro Empresarial
As inscrições para o processo seletivo simplificado q... VER NOTÍCIA
Atualização: a UBS permanecerá fec... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Sa&uacut... VER NOTÍCIA
O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi está com... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Sa&uacut... VER NOTÍCIA
A Farmácia Básica do Centro de Saúde Irm&atild... VER NOTÍCIA