Documento foi publicado no Diário Oficial no dia 27 de janeiro
Flores da Cunha decretou situação de emergência em razão da estiagem no último dia 11. Na quarta-feira, dia 26, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência no município. A Portaria que concede o status foi publicada na edição desta quinta-feira, dia 27, do Diário Oficial da União (DOU).
A situação de emergência foi decretada após o levantamento dos dados realizado pela Secretaria de Agricultura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e Conselho Municipal da Agricultura apontar os danos causados pela falta de chuva no município. No dia 11, o levantamento dos dados estimava que os prejuízos na agricultura ultrapassavam R$ 47 milhões. Segundo a Secretaria de Agricultura, com o passar dos dias, a situação se agrava e os prejuízos aumentam. Na fruticultura, principalmente, os efeitos da estiagem se prolongarão pelas próximas safras.
O reconhecimento do Governo Federal é fundamental para a liberação de recursos e acesso a programas e financiamentos específicos para períodos de emergência. Além disso, assim que os decretos são homologados, contratações emergenciais podem ser feitas nos municípios.
A Prefeitura Municipal ampliou o orçamento e está subsidiando horas de máquinas pesadas para auxiliar na instalação de sistemas de irrigação, abertura, limpeza e ampliação de açudes. Além disso, foram distribuídos aproximadamente 50 mil litros de água potável para consumo humano.
Nesta segunda-feira, dia 4, a Emater de Flores da Cunha iniciou a C... VER NOTÍCIA
A Secretaria de Agricultura realizou a entrega das sementes do Prog... VER NOTÍCIA
A Secretaria de Agricultura realizou, na última semana, a en... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricult... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricult... VER NOTÍCIA
Um benefício está à disposição d... VER NOTÍCIA