Além de incentivar a produção local, o programa ainda permite que diversos alimentos frescos sejam servidos para as crianças diariamente
Semanalmente as 10 escolas municipais de Flores da Cunha, mais a APAE, recebem produtos de agricultores familiares para realizarem o cardápio da merenda escolar. O programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estabelece que 30% dos recursos da merenda escolar seja destinado para a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar.
Além de incentivar a produção local, o programa ainda permite que diversos alimentos frescos sejam servidos para as crianças diariamente. Outro benefício é a circulação de recursos na economia local. Entre os produtos entregues estão saladas, legumes, temperos, frutas, leite em pó e sucos.
Os alimentos são adquiridos através de chamadas públicas, onde qualquer agricultor familiar pode participar, os mesmos devem apresentar o Talão do Produtor e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Atualmente agricultores de Flores da Cunha já participam de diversas chamadas, que também desperta interesse de produtores de diversas regiões do estado, como Caxias do Sul, Antônio Prado e Nova Palma.
A Emater e a Secretaria da Agricultura de Flores da Cunha auxiliam os agricultores na orientação e elaboração da documentação, além de realizarem visitas técnicas para incentivar a participação nas chamadas públicas para a merenda escolar. Lembrando que o atendimento da Emater ocorre no prédio da Prefeitura de Flores da Cunha, em uma sala ao lado do estacionamento dos fundos do centro administrativo, o telefone de contato é (54) 32921247.
A rede municipal de ensino de Flores da Cunha serve quatro refeições diárias para os alunos do turno integral e das escolas de educação infantil, já os participantes dos Programa Mais Educação fazem três alimentações, e os estudantes de meio turno recebem uma alimentação diária. O cardápio é desenvolvido pelo setor de nutrição, e é elaborado mensalmente, tendo variação nos pratos elaborados conforme os alimentos da estação.
A participação dos agricultores florenses vem crescendo mensalmente, o exemplo ocorreu nesta terça-feira, dia 20, onde o produtor Jonas Andreazza, entregou 130 caixas de alface roxa e 75 maços de rúcula. Já da propriedade de Ederson Capelin foram distribuídos para as escolas 335 quilos de laranja-de-umbigo e 52 quilos de bergamota. O agricultor que tiver interesse em participar das chamadas públicas, bem como o calendário das mesmas, devem entrar em contato com o setor de Nutrição da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, através do telefone (54) 32921722, ramal 235.
O São Cristóvão venceu o Esperança por ... VER NOTÍCIA
A final do Campeonato de Futebol de Campo 2024 será disputad... VER NOTÍCIA
A partir desta sexta-feira, dia 15, o distrito de Otávio Roc... VER NOTÍCIA
Após avaliação dos recursos pela Comissã... VER NOTÍCIA
O Cruzeiro/Corinthians venceu Os Fronteiristas por 2x1 e conquistou... VER NOTÍCIA
A final do Campeonato de Futebol 7 Master 2024 será disputad... VER NOTÍCIA