menu
conteúdo principal

Notícias

03/08/2020
Educação, Cultura e Desporto

Alunos da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves vão participar do projeto de Astronomia “Planetários do Sul”


Durante a primeira sessão será proposto à reprodução de experiências como o experimento realizado por Eratóstenes


Cerca de 70 alunos do 7º, 8º e 9º ano da escola Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves foram selecionados para participarem do projeto de Astronomia “Planetários do Sul”, que é coordenado pelo planetário da UNIPAMPA – Bagé, com a colaboração dos planetários da UFRGS, UFSM, UCS, UFPel, Univates e UNIPAMPA – Uruguaiana. O mesmo é direcionado para estudantes e professores do Ensino Fundamental, e consiste em realizar sessões de planetários virtuais, em um primeiro momento, para o Rio Grande do Sul, e depois para o todo o país.

A professora convidada pelo planetário da Universidade de Caxias do Sul foi a docente Graziele Dall’Acua (Mestra em Ensino de Ciências e Matematica), que atua na escola florense, e estará orientando os estudantes da Escola Tancredo Neves durante a participação no projeto. Os professores orientadores vão participar através de uma sala do ZOOM e os estudantes pelo YOUTUBE, além da interação através dos grupos de WhatsApp. O primeiro momento acontece nesta terça-feira, dia 4, às 10h, através do link https://www.youtube.com/planetariodaunipampa. A sessão pelo YOUTUBE pode ser visualizada por qualquer pessoa.

Durante a primeira sessão será proposto à reprodução de experiências como o experimento realizado por Eratóstenes (no séc. III A.C). O experimento de Eratóstenes foi a primeira tentativa conhecida de se estimar a circunferência da Terra. A simplicidade do método e a exatidão do resultado encontrado oferece uma oportunidade interdisciplinar única, fundindo história, ciência, geografia e matemática numa atividade ao alcance de qualquer estudante. Também serão realizadas simulações através do uso de programas e softwares que simulam a posição do sol em diferentes partes do RS, com a possibilidade de explorar os conceitos de latitude e longitude.

“Os estudantes poderão vivenciar uma experiência única viajando rumo à Lua ou ao planeta Marte. Vale ressaltar que este é um excelente período para laçar missões ao planeta Marte. Experiências como essa, transformam o conhecimento do estudante, fazem com que o estudo seja ressignificado e a aprendizagem torne-se verdadeiramente significativo, destaca a professora Graziele Dall’Acua.


NOTÍCIAS RELACIONADAS
18-09-2020

Especial “Flores da Cunha Bem Campeira” será apresentado neste domingo, dia 20, nas redes sociais do município

O município de Flores da Cunha ...

VER NOTÍCIA
DSC_0443
17-09-2020

Secretaria Estadual da Educação confirma vinda de monitor da reserva para a Escola Municipal Cívico-Militar Tancredo Neves

O Tenente-Coronel Marcelo Dornelles do...

VER NOTÍCIA
20200917_101557
17-09-2020

Surdolimpíadas de Verão 2021: estudante que criou mascote do evento é premiado

O criador da mascote da  VER NOTÍCIA

16-09-2020

Inicia o período de solicitação de passagens gratuitas para aulas presenciais práticas do segundo semestre no ensino de graduação

Iniciou nesta quarta-feira, ...

VER NOTÍCIA
16-09-2020

Quadras esportivas estão liberadas para jogos coletivos sem torcida

O município de Flores da Cunha ...

VER NOTÍCIA
15-09-2020

Especial “Flores da Cunha Bem Campeira” será apresentado no domingo, dia 20, nas redes sociais do município

O município de Flores da Cunha ...

VER NOTÍCIA