O projeto busca a promoção da saúde, uma educação e preservação ambiental, conhecimento do corpo humano, identificação segura das plantas medicinais e sua utilização
A acadêmica do curso de Enfermagem da FSG Centro Universitário, Andriele Bombardelli, em parceria com a enfermeira e Coordenadora do Centro de Saúde, Elaine Teresinha Rodrigues da Silva, e com apoio da Secretaria da Saúde, da Secretaria da Agricultura, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Emater, construíram o Relógio do Corpo Humano no pátio da sede de atendimento do CAPS de Flores da Cunha, com o intuito de incentivar os usuários do serviço de saúde, os quais muitas vezes encontram sobre o efeito de fortes medicamentos e que, poderão buscar nos chás medicinais o alívio de sintomas e reações adversas dos próprios medicamentos.
Além disso, a produção do projeto busca a promoção da saúde, uma educação e preservação ambiental, conhecimento do corpo humano, identificação segura das plantas medicinais e sua utilização, produção de plantas limpas e sadias, além do convívio com os demais usuários, visto que o plantio e cuidados das plantas se dará pelos pacientes do serviço de saúde.
O Relógio do Corpo Humano tem o formato de um relógio o qual, cada parcela identifica o equivalente há duas horas, além de representar um órgão do corpo humano. Nele, são cultivadas plantas medicinais as quais auxiliam nos transtornos de saúde do órgão representado.
De acordo com a EMATER/RS-ASCAR, o Relógio do Corpo Humano tem por ideal que os usuários de suas plantas realizem um tratamento complementar; seguindo o horário próprio do meridiano, o que acarretará em uma maior eficácia, pois seguindo os horários corretos, o órgão tratado estará em um estado de máxima tensão, o chamado pico energético. Conforme estudos reduziram cerca de 60% o número de medicamentos distribuídos nas farmácias- além de utilizar dos chás, uma maneira de aliviar possíveis efeitos adversos dos próprios remédios.
Plantas cultivadas no Relógio: Babosa, Alcachofra, Catinga da Mulata, Boldo, Guaco, Pulmonária, Tansagem, Semente de Linhaça, Camomila, Sálvia, Manjericão, Salsa, Pariparoba, Alecrim, Melissa, Cidreira, Funcho, Mil em Rama, Cavalinha, Malva, Carqueja, Quebra-Pedra, Hortelã, Arnica, Orégano, Dente de Leão e Bardana.
Atualização: a UBS permanecerá fec... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Sa&uacut... VER NOTÍCIA
O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi está com... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Sa&uacut... VER NOTÍCIA
A Farmácia Básica do Centro de Saúde Irm&atild... VER NOTÍCIA
As inscrições para o grupo de apoio contra o tabagism... VER NOTÍCIA