menu
conteúdo principal

Notícias

20/11/2019
Agricultura e Abastecimento

Abertura da colheita do mirtilo ocorreu no interior de Flores da Cunha


Na agroindústria Silber são produzidos aproximadamente 8 mil quilos da fruta, numa extensão de 1,5 hectares


Ocorreu no final da tarde desta terça-feira, dia 19, a abertura oficial da colheita do Mirtilo, na propriedade da agroindústria Silber,  na localidade do Travessão Carvalho, no distrito florense de Otávio Rocha. No local são produzidos aproximadamente 8 mil quilos da fruta, numa extensão de 1,5 hectares, sendo que a safra ocorre entre os meses de novembro e janeiro. A cidade conta ainda com outros cinco agricultores que produzem o mirtilo. 

A agroindústria Silber utiliza praticamente 70% da produção para a fabricação de doces e geleias, o restante é vendido in natura. A agroindústria também se tornou um ponto turístico, e está integrada com outros estabelecimentos no roteiro Otávio Rocha Vila Colonial, através do Caminhos do Mirtilo.

Participaram da abertura da colheita as secretárias da agricultura, Stella Pradella, e do turismo, Fátima Ortiz, o subprefeito de Otávio Rocha, Remi Damin, a rainha da FenaVindima 2020, Fernanda Molon Andreazza, a princesa Júlia Brandalise Dondé,  representantes da Emater, empresários, gerentes de instituições financeiras e lideranças comunitárias. 

Caminhos do Mirtilo

O passeio pela propriedade conta com sete pontos de paradas, contando a história da família, da fruta, e também com áreas para de observação da paisagem, já que no local encontra-se um vale, onde podem ser observados os montes e a cidade de Nova Pádua. Para participar do passeio por agendamento o ingresso custa R$ 20,00, com direito a degustação de doces, sucos, cucas e geleias a base de mirtilo. Informações pelo telefone (54) 3279 1050.

MIRTILO

O mirtilo (Vaccinium myrtillus), também conhecido como blueberry, é uma pequena frutinha arredondada de cor roxa intensa quando madura. Essa fruta cresce em pequenos arbustos que gostam de climas mais frios, por isso, seu maior cultivo concentra-se na região Sul do Brasil. No entanto, o mirtilo vem ganhando cada vez mais popularidade e já é possível encontrá-lo mais facilmente para compra. Os mirtilos estão entre as frutas mais ricas em antioxidantes, que é de onde vem a maior parte de seus incríveis benefícios à saúde. Estudos recentes revelaram que os mirtilos também ajudam a combater fatores que levam a doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol, diabetes, a pressão sanguínea, também podem ajudar a reduzir o risco da doença parkinson ou alzheimer e o estresse oxidativo. O mirtilo contém polifenóis e ácido elágico, componentes que estimulam os mecanismos do corpo que eliminam substâncias cancerígenas.


OUTRAS NOTÍCIAS
DSC_0620
21-02-2020

Prosseguem as obras de construção da Casa da Cultura de Flores da Cunha

Estão em andamento as obras da &u...

VER NOTÍCIA
DSC_0609
21-02-2020

Prefeito e vice-prefeito acompanham obra de preparação para pavimentação da Estrada do Carmo

Os servidores da secretaria de obras pro...

VER NOTÍCIA
20-02-2020

Circo de Palco vai apresentar o espetáculo “Pandora” neste domingo, dia 23, na FenaVindima

O mundo circense vai invadir o palco do ...

VER NOTÍCIA
DSC_0037
20-02-2020

Prefeitura de Flores da Cunha informa prorrogação do prazo de validade do concurso público 02/2017

Prefeitura de Flores da Cunha informa ...

VER NOTÍCIA
20-02-2020

O popular ritmo das bandinhas vão animar o show da Rádio Amizade neste domingo, dia 23, na FenaVindima

A rádio Amizade 89.1 de Flores ...

VER NOTÍCIA
20-02-2020

Desfile de Carros Alegóricos da FenaVindima ocorre na manhã deste domingo, dia 23, em Flores da Cunha

O segundo desfile de Carros Alegó...

VER NOTÍCIA