O projeto estabelece as diretrizes de ocupação do solo urbano e rural, e foi elaborado pela equipe técnica da secretaria de planejamento, e aprovado com alterações pelos vereadores
O prefeito Lídio Scortegagna sancionou na última quinta-feira, dia 26, a Lei Complementar nº 149/2019, que estabelece o novo Plano Diretor Municipal. O projeto estabelece as novas diretrizes de ocupação do solo urbano e rural foi elaborado pela equipe técnica da secretaria de planejamento, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, e foi aprovado com alterações pela maioria dos vereadores. Lembrando que as mudanças foram apresentadas em audiências públicas, durante os anos de 2018 e 2019, inclusive com utilização de uma plataforma online. Dentre as mudanças mais significativas está a ampliação das áreas industriais para expansão econômica, além da ampliação dos índices construtivos, caracterizando as coberturas como quinto pavimento (desde que seja obedecida as dimensões de recuo pré-estabelecidas).
No Poder Legislativo foram realizadas algumas alterações. Uma delas foi à extinção da exigência do afastamento frontal de quatro metros, inclusive no subsolo, em todas as zonas do espaço urbano (permanece a lei vigente). Também foi aprovado um acréscimo de até 5% na altura máxima permitida, desde que utilizado exclusivamente para acomodação de sistemas construtivos que impliquem em lajes mais espessas, e que não alterem o número máximo de pavimentos permitidos. O novo texto também prevê que os projetos de edificações no espaço rural, deverão passar pela avaliação e aprovação da Câmara de Vereadores.
Também foi alterada a taxa de permeabilidade em terrenos localizados na Zona Residencial de Encosta (ZRE), diminuindo de 60% para 50% o índice, a fim de permitir essa sobra de 10%, que pode ser impermeabilizada, a exemplo do que já ocorre nas demais zonas. Foi delimitado como Corredor de Produção Secundária (CPS) as áreas localizadas a até 500 (quinhentos) metros de distância do eixo das vias de escoamento de produção secundária, com objetivo de expansão industrial.
Ocorreram alterações no zoneamento urbano (zonas mistas e residenciais) para o Centro, bairro Morada do Camping e no zoneamento do distrito de Otávio Rocha. Houveram alterações na projeção de uma rua no travessão Alfredo Chaves e na área residencial do loteamento Hermes de Souza.
O novo Plano Diretor Municipal está a disposição através do link: https://www.floresdacunha.rs.gov.br/UPLarquivos/30092019110431.pdf
A Unidade Básica de Saúde Dr. Hildebrando Cardoso Per... VER NOTÍCIA
Neste sábado, dia 9, o Parque Natural São Francisco d... VER NOTÍCIA
Foram conhecidos, nesta segunda-feira, dia 28, os vencedores do Con... VER NOTÍCIA
Em virtude do feriado de Finados, a realização de obr... VER NOTÍCIA
Para celebrar os 15 anos do Parque Natural São Franciso de A... VER NOTÍCIA
Está agendada para o sábado, dia 28, uma campanha de ... VER NOTÍCIA