Os estudantes do 3º ano da rede municipal aprendem fazer agnoline e noções básicas do dialeto vêneto
Os alunos do 3º ano da rede municipal de Flores da Cunha estão participando do Projeto Casarão dos Veronese: patrimônio em diálogo com as artes, projeto financiado com recursos do Governo Estadual – Fundo de Apoio à Cultura - através da Associação de Amigos de Otávio Rocha, e organizado pelo Departamento de Cultura. O projeto proporciona aos alunos visita guiada ao Casarão, Oficina de Gastronomia e Oficina de Talian.
Na oficina de gastronomia, realizada no espaço especialmente construído no prédio histórico, as moradoras de Otávio Rocha, Helena Molon e Ivone Molon, ensinan os alunos a produzirem agnoline, que faz parte de um dos pratos típicos italiano, e no final é elaborada a sopa, para degustação dos participantes.
Já na oficina de Talian, que é ministrada pela professora Fátima Caldart Galiotto, são repassadas as noções básicas do dialeto vêneto, que ainda é utilizado em diversas comunidades do interior de Flores da Cunha, e explica a história do agnoline. Lembrando que o Talian tornou-se língua cooficial do município através da lei 3.180 de 27 de abril de 2015.
As primeiras escolas a realizarem a visita e oficinas foram as Escolas Rio Branco e Francisco Zilli, no sábado dia 17 de agosto. As visitas e oficinas prosseguem ao longo do mês de deste mês com as demais escolas municipais.
Lembrando que através do mesmo projeto, os alunos de 9º ano já participaram nos meses de maio e junho da visita ao Casarão e à exposição Casa Muda, da artista Betina Guedes. Os professores também receberam formação sobre Educação Patrimonial. Ainda fazem parte do Projeto o Cine Clube, Concurso Fotográfico, Encontro de Etnias, Uma Noite no Museu, entre outros.
Casarão dos Veronese
O Casarão em Otávio Rocha é um espaço tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) como Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul em 1986. O mesmo foi inaugurado em 15 de dezembro de 2017 com recursos provenientes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com apoio das empresas Móveis Florense e Keko Acessórios.
Horário de Visitação
Quarta a Sexta: 9h às 11h45min e das 13h30min às 17h
Sábados e Domingos: 13h30min às 17h
Endereço: Estrada Olindo Carlos Toigo, 650
Localidade: Otávio Rocha
Telefone: (54) 3279-1092
A final do Campeonato de Futebol de Campo 2024 será disputad... VER NOTÍCIA
A partir desta sexta-feira, dia 15, o distrito de Otávio Roc... VER NOTÍCIA
Após avaliação dos recursos pela Comissã... VER NOTÍCIA
O Cruzeiro/Corinthians venceu Os Fronteiristas por 2x1 e conquistou... VER NOTÍCIA
A final do Campeonato de Futebol 7 Master 2024 será disputad... VER NOTÍCIA
Na tarde desta quinta-feira, dia 7, na Universidade de Caxias do Su... VER NOTÍCIA