Solenidade nesta segunda-feira, dia 15, reuniu autoridades, equipe de trabalho, pacientes e familiares
Os 5 anos de atuação do CAPS I – Florescer, de Flores da Cunha, foi comemorado nesta segunda-feira, dia 15, com uma cerimônia que contou com a participação de autoridades, pacientes, equipe de trabalho, familiares e integrantes da rede de desenvolvimento social do município. Durante o encontro os participantes das oficinas apresentaram músicas e poesias que foram desenvolvidas nos últimos meses. O prefeito Lídio Scortegagna, o presidente da Câmara de Vereadores, Samuel de Barros Dias, o secretário da saúde, Vanderlei Stuani, e a coordenadora do CAPS, Gislaine Uliana Toscano, discursaram para os presentes.
O CAPS realiza atendimento de crianças, adolescentes e adultos que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita realizar seus projetos de vida. O serviço está localizado na Rua Profª Maria Dal Conte, 2807 no centro de Flores da Cunha. Atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h. Os telefones para contato são 3292-5388 e 32925372, ou através do e-mail capsflorescer@floresdacunha.rs.gov.br. Nesses 5 anos foram realizados aproximadamente 18.500 atendimentos, em diferentes modalidades. Atualmente, passam pelo serviço cerca de 190 pacientes por mês, destes 10% são novos.
Conheço os serviços do CAPS I
Em 15 de julho de 2014 foi inaugurado o CAPS I – Florescer. O CAPS caracteriza-se como um lugar de referência e tratamento de pessoas que apresentam sofrimento psíquico, cuja gravidade e persistência justifiquem seu atendimento em um local de cuidado intensivo, ambulatorial, especializado e promotor da vida, integrando a atenção secundária da saúde, da rede SUS (Sistema Único de Saúde).
São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas). O atendimento se dá por meio de encaminhamentos da rede de atendimento e também, através de busca espontânea.
A atenção é realizada por uma equipe multidisciplinar que acolhe, avalia e propõe um projeto terapêutico singular voltado ao cuidado em saúde mental. Atualmente o serviço conta com 15 profissionais, sendo eles: 1 Coordenador; 1 Médico Psiquiatra; 4 Psicólogos; 1 Enfermeiro; 1 Assistente Social; 1 Terapeuta Ocupacional; 2 Oficineiros; 1 Musicista; 2 Recepcionistas; e 1 Higienizadora.
O CAPS I - Florescer realiza atendimentos individuais, em grupo, familiares, oficinas terapêuticas e ações comunitárias, visando a inclusão social. As atividades terapêuticas realizadas, são:
• Acolhimento;
• Atendimentos Individuais (Psicológico, Social, Psiquiátrico, de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Música);
• Grupos Terapêuticos: atualmente, 2;
• Grupos de Familiares: atualmente, 2;
• Oficinas Terapêuticas: atualmente, 8 oficinas terapêuticas são oferecidas, as quais incluem atividades manuais, artísticas, culturais, de lazer, de psicoeducação, orientação, movimento, música, horta e jardinagem;
• Projeto de Inserção/Reinserção ao mercado de trabalho;
• Visitas Domiciliares;
• Ações de Apoio Matricial: atividades voltadas ao compartilhamento de responsabilidades no atendimento aos casos de saúde mental atendidos pela atenção básica; inclui ações de capacitação, discussão de casos e troca de experiências entre as equipes do CAPS e da Atenção Básica;
• Encaminhamento para internação, se necessário.
Atualização: a UBS permanecerá fec... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Sa&uacut... VER NOTÍCIA
O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi está com... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Sa&uacut... VER NOTÍCIA
A Farmácia Básica do Centro de Saúde Irm&atild... VER NOTÍCIA
As inscrições para o grupo de apoio contra o tabagism... VER NOTÍCIA