Criação de uma linha de telefone exclusiva ao turismo e reativação de informações no pórtico foram atividades desenvolvidas
Na noite de quarta-feira, 03 de julho, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Flores da Cunha reuniu membros da sua diretoria e autoridades para apresentar uma análise sobre as atividades de acolhimento turístico encabeçadas pela entidade entre os dias 20 e 23 de junho de 2019, durante as festividades de Corpus Christi. A data, que é a mais importante para o setor turístico em Flores da Cunha, teve uma movimentação recorde neste ano, alcançando o número de 30 mil visitantes.
O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Jásser Panizzon, que iniciou apresentando as duas ações desenvolvidas na oportunidade. A primeira foi a criação de uma linha de telefone exclusiva para o atendimento turístico, que continua à disposição de quem quiser quaisquer orientações sobre a cidade. A segunda consistiu na reativação do ponto de informações turística no pórtico de acesso sul da cidade. Durante o feriadão, acadêmicas de turismo e profissionais da CDL receberam turistas, entregaram materiais gráficos e orientaram os passantes.
O balanço apresentado pelo presidente apontou aproximadamente cem atendimentos pelo telefone do turismo e dezenas de visitantes no pórtico principal, em especial de cidades vizinhas como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Nova Prata e Veranópolis e de municípios da região metropolitana como Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Também foram registradas excursões de diversas partes do país e de fora, como o Uruguai.
Panizzon destacou a lacuna que a cidade possui para atender quem procura por vinhos. “A principal pergunta feita pelos visitantes foi ‘Onde compramos vinhos?’. Direcionávamos para as vinícolas mas eles queriam um lugar que pudessem experimentar e comprar de várias. Infelizmente somos o maior produtor de vinhos do país mas ainda não conseguimos aproveitar bem essa oportunidade.” ,pontua o presidente. Outra demanda bastante latente apresentada foi por restaurantes com comida típica colonial. “O turista quer a massa, o pão, o galeto, o biscoito, o queijo. Nos horários de refeição, a linha do turismo recebia muitas solicitações para esse cardápio.”.
No encontro também foi apresentada a impressão dos comerciantes que abriram seus estabelecimentos durante o feriado. Associados da CDL que aderiram relataram que, em geral o movimento foi muito bom. Algumas lojas criaram campanhas específicas com descontos e outros atrativos, gerando resultados melhores do que os que apenas mantiveram as portas abertas sem nenhuma atração específica. A ideia é de que se fortaleçam campanhas de descontos, incentivos e a comunicação para o próximo ano.
O Centro Empresarial de Flores da Cunha, que timoneia um projeto de fomento do turismo em Flores da Cunha esteve representado pelo seu presidente Alessandro Cavagnoli, que frisou a importância deste tipo de iniciativa. “O foco de todos estes movimentos que estamos fazendo é para motivar o empresariado a se engajar no espírito do atendimento turístico. E aos poucos, um irá motivando o outro com os cases de acertos que forem surgindo, como em um efeito cascata.”, pontua.
Também participaram do encontro o vice-presidente da CDL Jucimar Salvador, o diretor executivo Josué Vallandro, os diretores Gaspar Menegat, Ivânia Carraro, Vinícius Baldissera, o presidente da Câmara de Vereadores Samuel de Barros Dias, a secretária de turismo, indústria, comércio e serviços Fátima Ortiz, a representante do Jornal o Florense Camila Baggio e da rádio Solaris Jéferson Freitas.
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