menu
conteúdo principal

Notícias

03/07/2019
Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito

Projeto Plástico do Bem será desenvolvido nas escolas de Flores da Cunha


Ação será desenvolvida em parceria com o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho


Foi apresentado nesta terça-feira, dia 2, para as diretoras das escolas municipais de Flores da Cunha, o Projeto Plástico do Bem, que é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), e contará com o apoio da prefeitura municipal de Flores da Cunha, através do Departamento de Meio Ambiente.  

Na cidade o projeto vai iniciar em agosto deste ano, sendo o terceiro município do Estado a receber a iniciativa, que já é desenvolvida em Farroupilha e Caxias do Sul. O mesmo tem o objetivo promover o conhecimento sobre os benefícios dos plásticos para as pessoas, assim como fomentar, por meio da informação científica e de ações práticas, a coleta seletiva e o encaminhamento dos materiais para a reciclagem.

A realização do projeto envolve a capacitação dos professores, orientadores, diretores e alunos. Além disso, os alunos receberão material didático, participaram de palestras, oficinas e a reciclagem do plástico. Todo o plástico arrecadado pelas escolas participantes é revertido em dinheiro para a própria escola, sem intermediários.

Como funciona

O projeto Plástico do Bem capacita educadores para multiplicar informações e conhecimento entre crianças e adolescentes em idade escolar, com o objetivo de conscientizar e estimular a adoção de novos hábitos de separação, limpeza e destinação correta de resíduos plásticos pós-consumo.

Em paralelo, o material arrecadado pelos estudantes e suas famílias nas próprias residências e vizinhanças é reunido e comercializado pelas escolas, e assim, gera renda extra para cada instituição aplicar da forma que considerar mais adequada. O ciclo se completa com a participação de uma empresa recicladora conveniada, que faz a coleta, aquisição, processamento e reinserção de todo o volume na cadeia econômica do plástico.

A parte didática da capacitação de educadores e estudantes conta com a parceria do instituto sócio-ambiental Plastivida. O projeto Plástico do Bem, conquistou reconhecimento nacional em 2018, quando recebeu da Confederação Nacional da Industria o Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais.


OUTRAS NOTÍCIAS
24-01-2020

FenaVindima 2020 foi divulgada no jogo entre Juventude e Internacional

A comitiva da FenaVindima 2020, de Flo...

VER NOTÍCIA
23-01-2020

Flores da Cunha recebe neste final de semana festa de integração campeira do CTG Angelo Francisco Guerra

O Parque de Eventos Antônio Dante ...

VER NOTÍCIA
20191015100417
23-01-2020

Sine de Flores da Cunha oferece 16 vagas de emprego

O Sistema Nacional do Emprego (SINE) e...

VER NOTÍCIA
23-01-2020

Circuito Verão SESC de Esporte vai realizar três etapas em Flores da Cunha

Flores da Cunha vai sediar três et...

VER NOTÍCIA
Seleção de Flores da Cunha Correto
23-01-2020

Copa FenaVindima de futsal feminino terá participação de 6 equipes

Com representantes de Flores da Cunha, C...

VER NOTÍCIA
DSC_0320
23-01-2020

Aberta oficialmente a colheita da uva em Flores da Cunha

Com a presença do prefeito L&iacu...

VER NOTÍCIA