Atividades sociais como arrecadação de alimentos ocorrem no sábado, dia 6, na Praça da Bandeira
Movidos pelo senso de urgência e auxílio, praticados e guiados pela Lei Escoteira, os Escoteiros do Brasil promovem o 20° Mutirão Nacional de Ação Comunitária – MutCom, evento voltado à integrar de forma colaborativa os integrantes do Movimento Escoteiro com a sociedade. Crianças, adolescentes e jovens escoteiros terão a oportunidade de exercer a cidadania por meio do servir.
Em 2018, o evento tem como tema “Escotismo: Educação para a Vida”, mesmo mote que norteia as ações dos Escoteiros do Brasil no ano. O Mutirão é um convite aos grupos escoteiros para a consciência comunitária, e para a descoberta de novos olhares e perspectivas. O objetivo maior é a formação de cidadãos conscientes, e de indivíduos que possam atuar construtivamente na sociedade.
Em Flores da CUnha o MutCom acontece no dia 6 de outubro, das 14hs às 17hs na Praça da Bandeira, promovido pelo Grupo Escoteiro Alberto Mattioni. Serão realizadas diversas atividades envolvendo questões de autoestima, resiliência, socialização e amizade, cooperação e empatia, combate ao bullying, conscientização ambiental, entre outras. Durante o o evento serão arrecadados: 1 Kg de alimento não perecível, que será destinado para o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Flores da CUnha; Óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão caseiro (parceria com o Rotary Club);e Tampinhas de garrafa pet e/ou plásticos duros. Em caso de chuva o evento será cancelado.
O Escotismo
Fundado em 1907, na Inglaterra, por Robert Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação, com 50 milhões de integrantes. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia. Por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolver com a comunidade, formando verdadeiros líderes. O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
Escoteiros do Brasil
Criada em 1924 como uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças, adolescentes e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Conta com mais de 100 mil registrados em todo o país, dos quais 25 mil são voluntários adultos. É reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extraescolar pela Lei nº. 8.828/46. Para se juntar como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos. Essa faixa etária compreende quatro ramos distintos: lobinho (6,5 aos 10), escoteiro (11 aos 14), sênior (15 aos 17) e pioneiro (18 aos 21). A partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.
Para conhecer mais sobre o Movimento Escoteiro acesse www.escoteiros.org.br
No último sábado, dia 9, três casais formalizar... VER NOTÍCIA
A Comissão Assistencial não terá atendimento a... VER NOTÍCIA
Na tarde desta sexta-feira, dia 4, foi inaugurado oficialmente o Ce... VER NOTÍCIA
O Governo Federal, por meio do Ministério da Integraç... VER NOTÍCIA
O município de Flores da Cunha comunica a todos os jovens qu... VER NOTÍCIA
O Governo Federal, por meio do Ministério da Integraç... VER NOTÍCIA