Evento ocorre neste sábado dia 19, a partir das 9h, na Avenida 25 de Julho entre as ruas Heitor Curra e Barros Cassal
Em Flores da Cunha está sendo realizado neste primeiro semestre o projeto “Educação para o Trânsito”, que atende os alunos dos 3º anos das escolas municipais e estaduais, através de palestras com vídeo sobre o uso do cinto de segurança, o significado das cores do semáforo, a importância de atravessar a rua na faixa de segurança e dicas de comportamento no trânsito para pedestres e motoristas. No final da aula teórica as crianças participam de atividades práticas, no circuito montando na quadra de esportes, o mesmo representa todas as situações do dia a dia do trânsito.
E para alertar e envolver a comunidade e as escolas, a secretaria de educação e o departamento de trânsito, realizam neste sábado dia 19, a partir das 9h, a Caminhada do Maio Amarelo “Por um Trânsito mais Seguro”, onde os alunos que participam do projeto vão entregar panfletos e apresentar os trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino. A caminhada com carro de som acontecerá na Avenida 25 de Julho entre as ruas Heitor Curra e Barros Cassal.
Já na Praça da Bandeira vão ser instalados os circuitos das escolinhas que foram doadas pela empresa Kopp Tecnologia, que são compostos por mini semáforo, mini lombada eletrônica, placas de sinalização, faixa de pedestres e cones de sinalização. Também vão ser disponibilizados carrinhos eletrônicos para as crianças realizarem o circuito educativo.
Lembrando que em Flores da Cunha o projeto de educação no trânsito teve início em 2013, é e desenvolvido em parceria das Secretarias de Educação, Cultura e Desporto e Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, com o CFC Florense, o Instituto Zero Acidente, e apoio da Kopp Tecnologia. Uma faixa relativa ao Maio Amarelo foi fixada no pórtico de acesso sul do município. As atividades fazem parte da programação do aniversário de 94 anos de emancipação política de Flores da Cunha.
Números do Trânsito
O Movimento Maio Amarelo que nasceu em 2011 tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas do mundo, sendo a nona maior causa de mortes na terra. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estima que neste ano ocorram 40 mil mortes relacionadas aos acidentes de trânsito no Brasil. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. Se nada for feito, a Organização Mundial da Saúde estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade).
O São Cristóvão venceu o Esperança por ... VER NOTÍCIA
A final do Campeonato de Futebol de Campo 2024 será disputad... VER NOTÍCIA
A partir desta sexta-feira, dia 15, o distrito de Otávio Roc... VER NOTÍCIA
Após avaliação dos recursos pela Comissã... VER NOTÍCIA
O Cruzeiro/Corinthians venceu Os Fronteiristas por 2x1 e conquistou... VER NOTÍCIA
A final do Campeonato de Futebol 7 Master 2024 será disputad... VER NOTÍCIA