Jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos podem ter direito ao programa do Governo Federal
O acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos - ou mesmo gratuidade - em viagens interestaduais é direito dos jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos. O acesso a esses benefícios é garantido por meio da ID Jovem, um documento que se tornou realidade em dezembro de 2016, após amplo debate entre o governo federal e setores da sociedade civil. Os jovens florenses também podem realizar esse cadastro on-line, apenas necessitam estar inscritos no Cadastro Único com atualização nos últimos 24 meses ( que é realizado pelo CRAS) e ter renda familiar de até dois salários mínimos.
O que é ID Jovem
Essa ampliação dos direitos é realizada por meio do fornecimento de documentação de identificação para jovens com faixa etária de 15 a 29 anos inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, e com renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos, equivalente à R$ 1874. Essa documentação poderá ser apresentada em locais como teatros, estádios de futebol, cine e também empresas de transporte interestadual, que averiguarão as informações por intermédio de um QR CODE. É importante ter em mente que todas as informações fornecidas durante o cadastro no ID Jovem são sigilosas, assim como inviolável.
Requisitos para participar do ID Jovem
É preciso cumprir algumas regras para ter direito ao identidade jovem. Existem alguns requisitos para se cadastrar são:
• Ter entre 15 à 29 anos;
• Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais
• Estar com cadastro atualizado há pelo menos 24 meses
• Ter renda familiar de até dois salários mínimos
Como cadastrar no ID Jovem
Uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão interessadas no programa é: como se cadastrar no ID Jovem. Embora muitos pensem que seja um processo longo e dificultoso, o cadastramento é muito simples e fácil, podendo ser realizado em dentro de pouquíssimos minutos.
Isto porque a plataforma de cadastramento no programa foi arquitetada para atender todos os tipos de públicos, desde os mais leigos até os mais experientes no manuseio do computador. O cadastro no ID Jovem é realizado somente pela internet. Esse processo pode ser feito no site do programa pelo seguinte endereço eletrônico: https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem. Durante o cadastramento é requerido algumas informações, como o número de inscrição social, nome completo, data de nascimento e também o nome da mãe.
Caso não saiba a sequência número do seu número de inscrição social, o jovem poderá utilizar uma ferramenta de identificação do NIS disponibilizada pela plataforma.Em regiões em que o estado da internet é precário, o Governo abriu uma exceção à respeito do cadastramento. A emissão poderá ser realizada em cartões plásticos. Cada cadastro possui validade referente à 30 dias. Após o término desse tempo, é preciso revalidar o documento em uma nova consulta pelo site ou aplicativo do celular.
No último sábado, dia 9, três casais formalizar... VER NOTÍCIA
A Comissão Assistencial não terá atendimento a... VER NOTÍCIA
Na tarde desta sexta-feira, dia 4, foi inaugurado oficialmente o Ce... VER NOTÍCIA
O Governo Federal, por meio do Ministério da Integraç... VER NOTÍCIA
O município de Flores da Cunha comunica a todos os jovens qu... VER NOTÍCIA
O Governo Federal, por meio do Ministério da Integraç... VER NOTÍCIA