Ações que incentivam os jovens permanecerem no meio rural são desenvolvidas desde 2013 em Flores da Cunha
O prefeito, Lídio Scortegagna, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Zamboni Weber , a secretária de Agricultura e Abastecimento, Stella Pradela, e o presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Ascari, receberam as diretoras de escolas do interior do município para explicar a temática do projeto, que neste ano abordará o empreendedorismo através de conhecimentos construídos através das agroindústrias do município.
O projeto tem o objetivo de estimular a permanência dos jovens na zona rural, mostrando a eles as potencialidades, as vantagens financeiras e profissionais. A formação também é voltada para o empreendedorismo, uma vez que a política pública do município será aprimorada para as agroindústrias, inclusive com encaminhamento para a Câmara de Vereadores do Programa Municipal de Agroindústria Familiar, que proporcionará subsídios na infraestrutura e profissionalização.
Participam das atividades do projeto os alunos de 9º ano das Escolas Municipais Benjamin Constant, Rio Branco, e Francisco Zilli, além de estudantes da escola Estadual Antônio de Souza Neto. Ao longo do ano serão realizados estudos sobre a produção agrícola, gestão de propriedades rurais, visitas técnicas e palestras, e no final do ano será apresentado por escola um projeto de empreendedorismo.
Neste ano as palestras e visitas técnicas vão ter como referência a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha ( que já realizou o trabalho no ano passado). A instituição de ensino, que funciona na Terceira Légua, em Caxias do Sul, oferece Curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio. Já a Universidade de Caxias do Sulc (UCS) vai trabalhar na formação dos professores em parceria com o curso de engenharia ambiental.
O encontro também contou com a presença de representantes do parceiros do projeto, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Emater, Universidade de Caxias do Sul e a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha. O projeto Jovem na Zona Rural é realizado desde 2013 em Flores da Cunha.
Cronograma de Ações
28/03 – Lançamento do Projeto;
02 a 13/04 – Secretaria de Agricultura, EMATER e Família Agrícola
Abril - Parceria com a UCS
Maio – Visitar as agroindústrias à tarde
11/06 – Junho – Encontro com as famílias – Espaço Cultural São José - 19h30min
18/08 - Culminância do projeto na Mostra Científica Municipal com o tema Empreendedorismo na Zona Rural
O São Cristóvão venceu o Esperança por ... VER NOTÍCIA
A final do Campeonato de Futebol de Campo 2024 será disputad... VER NOTÍCIA
A partir desta sexta-feira, dia 15, o distrito de Otávio Roc... VER NOTÍCIA
Após avaliação dos recursos pela Comissã... VER NOTÍCIA
O Cruzeiro/Corinthians venceu Os Fronteiristas por 2x1 e conquistou... VER NOTÍCIA
A final do Campeonato de Futebol 7 Master 2024 será disputad... VER NOTÍCIA