menu
conteúdo principal

Notícias

11/10/2017
Agricultura e Abastecimento

Censo Agropecuário deve atingir 1.113 estabelecimentos em Flores da Cunha


Vão ser coletadas as informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas


Durante os próximos cinco meses, quase 19 mil recenseadores visitarão mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Em Flores da Cunha a expectativa é atingir cerca de 1.113 famílias, sendo que o trabalho na cidade iniciou no dia 3 de outubro, e está sendo realizado por quatro recenseadores. 

A coleta de dados é inteiramente digital e as operações serão monitoradas via internet. O Censo Agro também vai subsidiar a criação uma nova pesquisa anual do IBGE: a Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários. Vão ser coletadas as informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE no primeiro semestre 2018.

Neste ano a coleta de dados é digital, através dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs). Esses dispositivos rodam um aplicativo inteiramente desenvolvido pela Diretoria de Informática do IBGE e serão capazes de mostrar a imagem do setor censitário, a posição do recenseador no terreno e os endereços dos estabelecimentos a serem recenseados. Através do DMC, também será possível identificar novos estabelecimentos e cadastrá-los. Além disso, para garantir que as informações sejam coletadas no setor determinado, o sistema utiliza o GPS e, inclusive, não permite que o questionário do Censo Agro seja aberto fora do local correto.

O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

Confira o cronograma inicial de visitação em Flores da Cunha

Recenseadora: Adriana da Silva Bortolossi
Localidades: Linha 80 e Linha 60
 
Recenseadora: Nalceli Martins
Localidades: Estrada Parque de Rodeios (Nova Roma)
 
Recenseador: Ramon Gehlen
Localidade: Mato Perso

Recenseadora: Tais Susin
Localidade: Estrada Velha para Caxias do Sul


OUTRAS NOTÍCIAS
22-02-2018

Agricultor inicia comercialização de uva na Praça da Bandeira

Uma iniciativa das secretarias da agricu...

VER NOTÍCIA
22-02-2018

Sine oferece 20 vagas em Flores da Cunha

Quem procura emprego em Flores da Cunh...

VER NOTÍCIA
22-02-2018

Prefeitura de Flores da Cunha vai destinar R$ 420 mil para APAE

O Prefeito Lídio Scortegagna as...

VER NOTÍCIA
22-02-2018

Inicia a colocação dos cordões nas ruas do Loteamento Popular

Estão sendo colocados os cord&oti...

VER NOTÍCIA
22-02-2018

Mostra Flores inicia neste sábado no Parque da Vindima

Consolidada no cenário econ&oci...

VER NOTÍCIA
21-02-2018

Parque da Vindima recebe melhorias para abertura da Mostra Flores

Os visitantes da 9ª Mostra Flores...

VER NOTÍCIA