menu
Portal Destaque
conteúdo principal

Dados Gerais

Contornada pela natureza exuberante, praças aconchegantes, igrejas, torres, cascatas e pelo sabor da farta gastronomia e dos vinhos que exalam o perfume da uva, Flores da Cunha, que já foi chamada de Nova Trento, é chamada carinhosamente de Terra do Galo. Localizada na Serra Gaúcha, Flores da Cunha fica a 150 km da capital Porto Alegre e a 710m de altitude acima do nível do mar.

Desde 1994, o município de Flores da Cunha ostenta o título de Maior produtor de vinhos do País. Conforme os dados mais recentes disponíveis (do Cadastro Vinícola do RS | Ibravin - SEAPPA/RS - Mapa), a produção local em 2017/2018 atingiu 101 milhões de quilos de uva e 120 milhões de litros de vinho. Flores da Cunha possui em torno de 200 indústrias vinícolas (desde pequenas cantinas rurais a grandes empresas vinícolas).

A paisagem tipicamente europeia é intercalada pela arquitetura italiana, construída pelos imigrantes que aqui chegaram por volta de 1877. A herança dos imigrantes, preservada nos casarios e no dialeto vêneto até os dias de hoje, na cidade e no interior, atribui ao município uma imagem acolhedora e familiar. Além do cenário, a farta gastronomia, os vinhos, as malhas e os móveis aconchegantes são pontos fortes para aquecer os turistas.

A cidade com mais de 30 mil habitantes tem vocação para bem servir. Visitar a Rota das Vinícolas dos Altos Montes, o Compassos da Mérica Mérica, o Caminhos do Alfredo, o Otávio Rocha Vila Colonial, o Passo do Vinho e a Rota Turística Vales da Serra significa contemplar lindas paisagens, provar pratos típicos da culinária italiana, excelentes vinhos e sucos, ouvir canções folclóricas e conhecer gente hospitaleira e lugares encantadores.