menu
conteúdo principal

Departamento de Agricultura, Pecuária e Assistência Técnica

Voltar para Agricultura e Abastecimento

Tem a responsabilidade de supervisionar e coordenar os trabalhos de assistência técnica, assistir e orientar as atividades dos dias de campos e as palestras informativas; coordenar os serviços e programas de subsídios e incentivos destinados à agricultura e à pecuária; controlar e promover atividades relacionadas à criação de animais e campanhas de vacinações.

Responsável: Diogo Terres

Telefone: (54) 3279-3600 | Ramal 251

E-mail: diogo.agricultura@floresdacunha.rs.gov.br

 

Assistência Técnica

A SMAA disponibiliza assistência técnica gratuita aos agricultores com produção agropecuária em Flores da Cunha.

Cadastro Ambiental Rural

A SMAA disponibiliza aos proprietários de áreas rurais de Flores da Cunha o Cadastro Ambiental Rural que é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. O registro é feito sob agendamento.

Cadastro no Ceasa

A SMAA junto com EMATER e STR disponibiliza o cadastro para o agricultor comercializar seus produtos no CEASA.

Campanhas de Vacinação

A brucelose é uma zoonose causada pela Brucella abortus, caracterizada por causar infertilidade e aborto no final da gestação, afetando principalmente as espécies bovinas e bubalinas. A vacina é feita em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses. A vacinação atende ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). A Secretaria de Agricultura e Abastecimento têm apoiado a campanha de vacinação da brucelose disponibilizando veículo e um funcionário para acompanhamento do Médico Veterinário (terceirizado) responsável pela aplicação da vacina. Para outras informações sobre a campanha de vacinação da Brucelose e para a marcação da vacinação entrar em contato com a SMAA pelo telefone 3292 1722/Ramal 251.

Convênio Troca-Troca de Milho

Realizado por meio de parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento com a Secretaria de Agricultura do Estado. O convênio permite o repasse da semente de milho para o agricultor com um preço diferenciado.

Estação de Aviso Agroclimático

A Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, conta com uma Estação de Aviso Agroclimático. O equipamento está instalado nas proximidades do Centro Administrativo Municipal e opera com os seguintes sensores: Direção e velocidade dos ventos, molhamento foliar, radiação solar, umidade relativa do ar, temperatura do solo, temperatura do ar e precipitação pluviométrica.

Inseminação Artificial

Oferecemos aos agricultores 50% do custo total dos serviços e materiais. Quando a fêmea bovina entrar no cio o agricultor deve entrar em contato com a SMAA pelo telefone 3292 1722, ramal 251 para agendar a inseminação.

Mudas para pomar comercial

A SMAA centraliza os pedidos dos agricultores para a aquisição de mudas frutíferas para a produção comercial. Os agricultores podem realizar pedido de ameixeira, pessegueiro, pereira, cítricas, figueira, pequenas frutas, caqui, batata doce e frutíferas nativas.

Mudas para reflorestamento

A SMAA centraliza os pedidos dos agricultores para a aquisição de mudas de essências florestais. Os agricultores podem realizar o pedido de mudas de Acácia, Pinus, Cipreste e de várias espécies de Eucalipto.

Serviço de Inspeção Municipal

A SMAA coordena o serviço de Inspeção Municipal que trata das condições higiênico-sanitárias a serem preenchidas pelos estabelecimentos, que se dediquem a industrialização de produtos de Origem Animal.