menu
conteúdo principal

Notícias

31/07/2017
Saúde

Abertas as inscrições para o grupo de apoio à cessação do tabagismo


É voltado para pessoas que fazem uso de tabaco e possuem desejo de parar de fumar. Tem como principal objetivo a melhora da qualidade de vida e a prevenção de doenças


Atualmente, o tabagismo é amplamente reconhecido como uma doença epidêmica resultante da dependência de nicotina. Foi classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no grupo dos transtornos mentais e de comportamentos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Com o objetivo de abordar essa questão, o Ministério da Saúde (MS) assumiu por intermédio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 1989, o papel de organizar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Esse Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes no país e a consequente morbimortalidade por doenças tabaco relacionadas. 

Em Flores da Cunha, o Grupo de Apoio à Cessação do Tabagismo acontece desde o ano de 2013, e é realizado nas dependências das Unidades Básicas de Saúde, conforme disponibilidade da equipe e número de participantes inscritos (mínimo 10 e máximo 15 participantes). É voltado para pessoas que fazem uso de tabaco e possuem desejo de parar de fumar. Tem como principal objetivo, a abstinência do tabaco e, por consequência, a melhora da qualidade de vida dos participantes. 

O Grupo é ministrado por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiro, médico, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e odontólogo. A metodologia do grupo compreende, inicialmente, a realização semanal dos encontros, sendo gradativamente, realizados quinzenalmente e mensalmente. Busca-se, a partir dos encontros que tem duração de uma hora e trita minutos, a conscientização dos usuários no que se refere à dinâmica psicossocial da dependência do tabaco, suas consequências e benefícios da abstinência.

Para a comunidade florense estão abertas as inscrições para um próximo grupo que será realizado à noite no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, nas segundas-feiras. As inscrições podem ser realizadas diretamente no Centro de Saúde, ou pelo telefone (54) 3292 6820. Neste ano já foram atendidos dois grupos ( um em andamento) na área central. Lembrando também que todas as UBS do município estão credenciadas para realização destes grupos, e as pessoas devem ser inscrever no posto mais próximo da residência. 

Método:

  • Durante o primeiro mês, os integrantes do grupo participam, obrigatoriamente, de quatro encontros, sendo uma sessão por semana, de acordo com cronograma de atividades multidisciplinares;
  • Após este primeiro mês, o grupo passa a se reunir quinzenalmente, por mais um mês;
  • No terceiro e quarto mês, os encontros passam a ser mensais.
  • Cada sessão dura aproximadamente 1h30min

Objetivos de cada sessão:

  • Fazer com que os participantes reflitam no sentido de entenderem por que foi criado o hábito de fumar e quais as consequências para a saúde.
  • Proporcionar a vivência dos primeiros dias sem cigarro da pessoa. Qual o maior desafio? Por que a resistência? Quais as dificuldades?
  • Favorecer a reflexão que venha ao encontro de alternativas capazes de favorecer a permanência da pessoa sem fumar porque obstáculos surgem e tornam-se necessários superá-los gradativamente e de acordo com as particularidades de cada um.
  • Levantar e analisar – sentir e usufruir – os benefícios obtidos após cessado o hábito de fumar.

OUTRAS NOTÍCIAS
16-08-2017

Inicia colocação da base na Estrada Júlio Giacomin em Mato Perso

Iniciou nesta quarta-feira, dia 16, o tr...

VER NOTÍCIA
DSC_0020
16-08-2017

Concluída a colocação da base na Rua Milano

Os servidores da Secretaria de Obras e...

VER NOTÍCIA
DSC_0037
16-08-2017

Pátio do acesso sul da prefeitura é cercado

Uma cerca com tela de 240 metros est&aac...

VER NOTÍCIA
15-08-2017

Estádio Homero Soldatelli receberá clássico Caju Sub-15

Acontece nesta quarta-feira, dia 16, &...

VER NOTÍCIA
15-08-2017

50 lixeiras são instaladas em praças e locais públicos de Flores da Cunha

Os servidores da Secretaria de Planejame...

VER NOTÍCIA
15-08-2017

Pórtico do acesso sul será revitalizado

Inicia na próxima semana o trab...

VER NOTÍCIA